Quando ouvimos falar de acupuntura imaginamos que é a aplicação de umas agulhas muito finas em lugares específicos do corpo com fins curativos.
Isso é assim, mas também é muito mais.
Na medicina tradicional chinesa, antes da aplicação destas agulhas, é preciso estabelecer um diagnóstico da doença que padece o doente, quer seja humano, animal de companhia ou abastecimento.
Sem um bom diagnóstico não teremos o resultado que esperamos ou não terá nenhum efeito ou até pode piorar o seu estado. Depois de ter o diagnóstico há várias combinações de pontos e vários pontos de diferentes partes do corpo que podem tratar a mesma doença ou o mesmo problema.
Segundo a medicina tradicional chinesa há 7 métodos de diagnóstico básico que consistem em:
- Observar o doente: é preciso ter especial atenção nos olhos, a cara, os lábios e a boca, as gengivas e os dentes, as unhas ou cascos, a pele e o pelo e as orelhas. Também há que ter em conta a postura que adota e os movimentos.
- Ouvir e cheirar: pela auscultação podemos apreciar os distintos sons que emite o corpo. Os ruídos da voz, respiratórios, tosse. Os odores que emite o corpo podem indicar alterações de diferentes órgãos, bem como o cheiro da urina.
- Anamnese: consiste em perguntar todo o relacionado com o estado geral e particular do doente, bem como algo anormal que possa aperceber o dono, quer seja do animal como do ambiente. Toda modificação de conduta por menor que seja pode resultar de utilidade para estabelecer um diagnóstico da doença.
- Palpação: Deve-se inspecionar todo o corpo para valorar a temperatura, a tensão, o tom, a textura do pelo e a pele de todo o doente no geral.
Pode-se fazer uma palpação pressão para procurar os pontos de dor, de maior sensibilidade e pontos diagnósticos da medicina tradicional chinesa.
- Pulso: Avalia-se a tensão, a plenitude e a amplitude.
O pulso informa do estado geral dos órgãos internos, da vitalidade do sangue e dá uma ideia da constituição do indivíduo.
- Língua: é preciso reparar na cor, a forma e a camada que a cobre.
A língua é um reflexo do estado energético do doente, é um sinal pouco variável, portanto muito fiável.
- Teste muscular: são avaliados os músculos no geral do doente e em particular, a tonificação, consistência e forma.
A acupuntura veterinária pode ser considerada como uma ferramenta adicional para o diagnóstico e tratamento das doenças e ser usada como o resto dos outros métodos complementares, para que a qualidade de vida dos nossos doentes seja a melhor.
Links relacionados: