O Natal é uma época de alegria, e quando a vivemos com o nosso cão, torna-se ainda mais especial. A presença de um amigo fiel ao nosso lado durante esta época acrescenta um toque único a todos os momentos, sejam eles as decorações, os convívios ou os presentes. No entanto, no meio deste ambiente festivo, é importante recordar a importância de ter um cão de forma responsável.
Eis algumas dicas sobre como acalmar o seu cão durante a época festiva e fazê-lo sentir-se confortável e seguro durante as festividades. Este é um momento para desfrutarem juntos, sem stress e ansiedade.
Porque é que os cães ficam stressados no Natal?
O Natal traz uma mudança nas rotinas diárias dos nossos cães e, embora seja uma época alegre para nós, pode ser um desafio para os nossos cães. A mistura de novos sons, novas pessoas, novas luzes e mudanças na casa pode provocar stress e ansiedade. Leia o seguinte artigo para saber mais sobre os sinais de stress nos cães.
- Mudanças no ambiente: A casa está cheia de decorações, luzes e ornamentos que, embora decorativos para nós, são elementos novos para os cães que eles não sabem como interpretar. Estas mudanças de ambiente podem fazer com que se sinta inseguro ou confuso. Além disso, as luzes intermitentes ou os objetos ruidosos podem ter um efeito muito assustador para o cão.
- Ruídos altos: O fogo-de-artifício e as bombinhas são um dos maiores desafios para os cães no Natal. Estes sons repentinos e intensos, que acompanham frequentemente a época festiva, podem assustar os cães.
- Visitas e estímulos desconhecidos: As visitas de pessoas novas, especialmente se forem estranhos, podem deixá-lo nervoso. Além disso, certos movimentos e sons, como risos ou música alta, podem parecer ameaçadores ou fazer com que se sinta desconfortável.
Recomendamos que leia o seguinte artigo: Festas, foguetes e fogos de artifício, onde encontrará mais informações e recomendações sobre como ajudar o seu cão a tolerar os sons altos das festividades. |
Como acalmar o seu cão durante as festas de Natal
Eis algumas dicas sobre como ajudar o seu cão a sentir-se mais calmo e confiante durante a época festiva.
Mantenha a rotina diária
Os cães são criaturas de hábitos e quando tudo à sua volta muda, é mais tranquilizador para eles se a sua rotina diária se mantiver o mais previsível possível. Tente manter as horas de alimentação, de passeio e de repouso durante as férias. Mesmo que tenha visitas ou atividades, manter a rotina diária dar-lhe-á uma sensação de estabilidade, o que ajudará a reduzir a ansiedade.
Criar um espaço seguro
Certifique-se de que o seu cão tem um local tranquilo em casa onde se possa refugiar quando se sentir sobrecarregado. Pode ser a cama habitual ou um local onde se sinta confortável e protegido. Coloque o seu cobertor preferido e alguns brinquedos de que o seu cão goste nesse local.
Em épocas ruidosas como o Natal ou a passagem de ano, deve permitir que o seu cão se retire para o seu “refúgio” sem o obrigar a sair. Um cantinho só para ele, onde se sinta seguro, vai ajudá-lo a acalmar-se.
Utilize feromonas para criar uma atmosfera relaxante
Para reduzir o stress do seu cão nesta época do ano, pode utilizar produtos calmantes para cães ou feromonas especiais em difusores. Estas feromonas imitam as feromonas que as cadelas emitem para acalmar os seus cachorros, criando uma atmosfera de calma e segurança. Pode colocá-los nas áreas onde o seu cão passa a maior parte do tempo, especialmente no seu espaço seguro.
Ofereça brinquedos interativos
Os brinquedos inteligentes para cães são uma excelente forma de ocupar a mente do seu cão e reduzir o stress. Muitas vezes contendo guloseimas ou exigindo que o cão realize uma atividade para os obter, estes brinquedos ajudam a distrair o cão e a canalizar a sua energia de forma positiva.
Os brinquedos para morder são também ideais porque lhe permitem aliviar o stress de uma forma natural e divertida.
Dê-lhe tempo para descansar e respeite os seus sinais
Durante a época festiva, é fácil para os cães ficarem exaustos com todos os estímulos. Mantenha-se atento ao seu cão e, se o vir a esconder-se ou a afastar-se, dê-lhe espaço e respeite os seus períodos de descanso. É importante que, mesmo quando temos visitas, o seu cão tenha sempre a oportunidade de sair quando precisa.
Planeie as suas visitas
Quando tiver convidados, planeie as suas visitas de modo a que o seu cão não fique sobrecarregado. Explique aos convidados que é melhor não fazer festas ao seu cão ou tentar interagir com ele se não parecer confortável, especialmente se forem estranhos. Desta forma, o seu cão pode decidir se quer participar no evento ou se prefere ficar no seu próprio espaço tranquilo.
Durante a época festiva, é normal que a música esteja a tocar, que as pessoas falem alto e que haja mais movimento do que o habitual. No entanto, tente reduzir o volume da música e evite gritar ou rir alto à volta do seu cão. Ao evitar estes estímulos, ajudará o seu cão a sentir-se mais confortável e menos stressado. |
Mais dicas para desfrutar do Natal com o seu cão
Se vai celebrar o Natal com o seu cão, deve ter em conta uma série de considerações de saúde, uma vez que o cão pode estar exposto a muitos riscos durante a época de Natal.
- Tenha cuidado com as decorações: As árvores de Natal, as decorações penduradas, a neve artificial e os presépios podem atrair a atenção do seu cão e podem ser perigosos se forem engolidos. É melhor manter estes objetos fora do alcance do seu cão.
- Algumas plantas de Natal, como as poinsétias, são tóxicas para os cães. Mesmo o contacto com a pele pode causar irritação.
- As luzes de Natal podem ser atraentes, mas roer os fios elétricos pode provocar acidentes graves. Recomenda-se que desligue os aparelhos elétricos quando o cão está presente e, sobretudo, quando está sozinho em casa.
- Se quiser vestir o seu cão com um fato de Natal, certifique-se de que é confortável e não causa desconforto. O mais importante é que o cão se possa mexer e respirar livremente.
- Durante a época festiva, é tentador oferecer restos de comida ao seu cão, mas o chocolate ou o álcool, por exemplo, são tóxicos para os cães e podem provocar vómitos, diarreia e outros problemas graves. Os snacks natalícios especificamente concebidos para cães são a melhor opção.
- Quando passear, tente evitar zonas movimentadas e lembre-se de que é importante que o seu cão esteja identificado com um chip para o caso de se perder.
- O fogo-de-artifício e as bombinhas podem ser muito assustadores para os cães. É uma boa ideia manter os seus cães em casa durante os fogos-de-artifício e criar um retiro tranquilo com os seus brinquedos para os manter seguros e distraídos.
Para mais dicas úteis sobre como tornar o Natal especial para o seu amigo peludo, consulte o nosso artigo: Dicas para cuidar do seu animal de estimação durante a época de Natal
Esperamos que estas dicas o ajudem a passar um Natal tranquilo e especial com o seu cão. Com um pouco de preparação, pode garantir que o seu cão também tenha um Natal sem stress. Lembre-se, o seu cão faz parte da família e vê-lo feliz torna tudo ainda melhor. Feliz Natal para si e para o seu amigo peludo 🐶🎄
Aqui encontrará mais dicas para os cuidados diários do seu cão:
Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!