Os cães reativos durante o passeio costumam ficar descontrolados quando estão com a trela e aparecem os estímulos que provocam alterações na conduta.
As causas deste descontrolo podem ser várias:
- Déficit de socialização durante as primeiras etapas do cão.
- Ansiedade.
- Medos e fobias.
- Uma educação incoerente ou baseada principalmente no castigo.
- Etc.
Nestes casos é necessário entender que o cão quer que aquilo que supõe uma ameaça para ele se afaste. Normalmente, os donos destes cães não entendem o que acontece e começam a tentar opções que reforçam o comportamento ou geram mais stress ou ansiedade no cão: puxar da trela, tentar tranquilizá-lo, dar algum toque físico ou simplesmente assumir que o cão “é assim” e não há nada a fazer.
Como trabalhar com cães reativos durante o passeio?
- Durante um tempo é necessário deixar de expor o cão ao estímulo que provoca o stress, ao mesmo tempo em que se exercita física e mentalmente através de exercícios de obediência. Assim será possível levar o cão a um nível mais próximo do equilíbrio emocional.
- O seguinte passo é realizar um trabalho de dessensibilização e contra-condicionamento: durante o passeio se introduz o estímulo desencadeante a uma distância suficiente para que o cão o perceba, mas o tolere (sem nunca chegar a provocar a máxima reação). A chave está em distrair o cão com algum objeto, comida, palavras agradáveis e/ou praticar exercícios de obediência (por ex. o JUNTO), ou seja, focalizar a sua atenção na pessoa que leva a trela.
- Uma vez que o estímulo tiver passado e o cão tenha conseguido o que queria, que se afastasse, sem ficar descontrolado, deves felicitá-lo efusivamente com brincadeiras e carícias.
- É um trabalho a longo prazo que deves praticar todos os dias, com o objetivo de diminuir a distância progressivamente ao estímulo para que no final o cão possa estar perto sem produzir a reação.
O ideal, se tiveres um cão com este problema, é entrar em contato com um especialista em modificação de conduta canina para poder realizar um bom diagnóstico, já que cada caso é diferente, e poder dar uma solução específica.
Tens um cão reativo durante o passeio? Pois então… está na hora de trabalhar! Não fazer nada não é uma opção se quiseres melhorar a qualidade de vida do teu cão e, evidentemente, a tua.
Ricardo Antón. Educador canino.
Aprende muito mais sobre o adestramento com estes interessantes artigos.