Com certeza já ouviste falar desta planta mágica que tem um efeito estranho nos gatos. Sim, estamos a falar do catnip, conhecido como a erva dos gatos ou nêveda dos gatos. Neste artigo vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta planta única, usada frequentemente no mundo dos gatos. Não percas!
O que é o catnip?
O catnip é uma planta natural pertencente à família da menta que cresce na Europa, Ásia Ocidental e América do Norte. O seu nome científico é Nepeta Cataria, mas é conhecida de muitas formas, como erva gateira, erva dos gatos, gatária e nêveda dos gatos, entre outras. A maioria delas estão relacionadas com gatos. É uma planta perene com folhas dentadas e peludas na parte inferior e flores amareladas e cor-de-rosa. Tem um aroma característico, mas com um suave cheiro a menta que é muito atrativo para os gatos.
Esta erva era antigamente utilizada na medicina tradicional humana para tratar diferentes doenças, mas já não é tão comum.
Como funciona o catnip?
O Catnip tem um óleo aromático que é muito atrativo para os gatos, embora não produza o mesmo nível de estimulação em todos eles. Há gatos que não reagem a ele, aproximadamente 20 ou 30%.
É suposto que as diferentes respostas dos gatos a esta erva são devido a fatores genéticos, ambientais e sexuais. Há raças específicas de gatos que não reagem à planta (fator genético), as fêmeas têm uma maior predisposição à atração (fator sexual) e é possível que um gato reaja quando se sentir bem e num ambiente calmo, mas pode não reagir se estiver stressado ou nervoso (fator ambiental). Além disso, parece ser que os gatinhos com menos de 3 meses de idade também não são atraídos por esta planta.
A nepetalactona é o ingrediente ativo do catnip e é responsável pela atração que provoca nos gatos quando estão a cheirar ou provar. É uma substância que é ligada às células e estimula os neurónios sensíveis. Além disso, está relacionada com a ativação das áreas do sistema nervoso envolvidas no comportamento sexual dos gatos.
Quais são os efeitos do catnip nos gatos?
O catnip é irresistível para a maioria dos gatos. É por isso que muitos brinquedos vêm impregnados ou recheados com esta planta e existem sprays para pulverizar diretamente nos seus acessórios. Há também guloseimas.
Cada gato reage de forma diferente a esta erva. Alguns cheiram-na, outros mordem-na, lambem-na, esfregam-se nela…. Além disso, os seus efeitos podem ser muito variados:
- Ficam brincalhões e alegres.
- Caçam presas imaginárias.
- Rolam pelo chão.
- Saltam e correm como loucos.
- Ficam hiperativos.
- Miam.
- Rosnam.
- Relaxam.
Estas são as fases pelas que normalmente passam os gatos quando têm contato com a planta: cortejo, êxtase e relaxamento. O processo demora entre 5 e 15 minutos. Depois, os sintomas desaparecem e eles só voltam a ser atraídos pelo menos 2 horas mais tarde.
Para que serve?
O catnip serve para estimular os gatos, mantê-los ativos e incentivá-los à brincadeira.
Esta erva pode ser usada fresca, seca, prensada e em spray. Podes cultivá-la tu mesmo no terraço e dar-lhe recém cortada e fresca sempre que quiser.
Benefícios do catnip:
- Alivia a ansiedade
- Melhora a vida dos gatos
- Reduz o stress e os nervos
- Estimula a mente.
- Fornece enriquecimento ambiental
O catnip é prejudicial para os gatos?
O Catnip é totalmente seguro e inofensivo para os gatos e não é viciante, pelo que pode ser usado sem qualquer preocupação. Só deves utilizá-lo com moderação e tomar algumas precauções, tais como fechar as janelas para que, no momento de excitação, o gato não fique em perigo. O uso diário não é recomendável, dado que desta forma podemos prevenir a hiperestimulação.
Na Tiendanimal podes encontrar catnip em muitos formatos diferentes: snacks, folhas secas, brinquedos e bolas de catnip prensadas, peluches, spray…. Dá uma vista de olhos a todos os produtos e escolhe o que mais gostares.
Se quiseres saber mais sobre plantas para gatos deixamos-te um artigo sobre as plantas que são boas para os gatos.
Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.