Brincar é fundamental para a saúde mental de um gato, é um pilar para os manter estimulados, saudáveis e felizes. Portanto, é uma atividade diária que não deve ser negligenciada, quer fornecendo-lhes brinquedos adaptados às suas necessidades, quer dedicando-lhes tempo à criação de laços.
Na publicação de hoje, vamos discutir a segurança e responder à questão de como brincar com o seu felino num ambiente seguro. Fique atento!
3 Regras para brincar com o seu gato em segurança
Primeira regra: Manter objetos perigosos afastados
Os gatinhos brincam com quase tudo, por isso guarde fora do seu alcance objetos como sacos de plástico, cordel ou fio, agulhas com fios e pequenos objetos que podem ser engolidos acidentalmente. Também se deve livrar de plantas que possam ser tóxicas para eles.
Segunda regra: Não brincar com as mãos e os pés
Os gatos mordem a brincar, faz parte do seu instinto. É verdade que, com o treino, o gato chega a compreender que pode fazer-lhe mal. Quando o morder, deve retirar a mão ou o pé, exprimir uma lamúria, e parar a brincadeira. Mesmo assim, é sempre possível que a mordida ocasional ainda possa escapar sem intenção maliciosa.
Uma opção é utilizar brinquedos como bastões para gato em vez das suas próprias mãos.
Terceira regra: controlar o ambiente
Se vive num apartamento, recomendamos que proteja as janelas ou o terraço com uma rede, pois durante o recreio o gato pode ser tentado a subir por cima de um parapeito de janela ou de uma grade e cair.
Por outro lado, se vive numa casa se vive numa casa onde o seu gato tem acesso ao exterior, é essencial que tenha as vacinas em dia, uma coleira antiparasitária, para evitar doenças ou parasitas, e uma coleira GPS, caso se perca enquanto brinca… É também altamente recomendável ter coleiras com luzes LED para saber onde estão em caso de pouca luz ou durante a noite.
Finalmente, quando um gato é adulto é um pouco mais difícil encorajá-lo a brincar, e se for castrado, os riscos de fuga são grandemente reduzidos.
Para brincar com a mesma intensidade que um gatinho, terá de usar a sua inteligência e prestar atenção às coisas que mais o atraem.
Por exemplo, pode usar outros brinquedos, tais como bolas com objetos brilhantes no interior, ratos com erva gateira, ou coisas que tenha em casa e que sabe que ele gosta – cada gato tem as suas próprias preferências.
Dê-lhes estes objetos apenas para brincar consigo, porque se os deixar ali todo o dia, eles aborrecer-se-ão. No entanto, deve mudar os brinquedos de vez em quando para os manter interessados.Os gatos são muito curiosos e gostam de caçar e explorar. Para isto existem brinquedos com movimento, que certamente lhe darão muitas horas de brincadeira segura.
Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas ofertas!