A medicina veterinária tem avançado rapidamente nos últimos anos, igualmente que os dentistas, médicos ou advogados, existem veterinários melhor preparados que outros. Como sabemos qual é o veterinário mais apropriado para o nosso animal de estimação?
Antes de começar, pensa que serviços precisarás do veterinário que fores escolher. Se queres cuidados de rotina, como vacinas anuais e a esterilização do teu animal de estimação, qualquer veterinário certificado pode realizar estes procedimentos sem inconvenientes.
Um bom modo de começar é perguntar a outras personas que tenham animais na zona onde vives. Tem cuidado porque às vezes as pessoas dão muitas informações subjetivas ou sem fundamento, assim que trata sempre de comprovar a informação.
Quando decidas provar um veterinário, pede que te mostrem as instalações da clínica ou da consulta. Não é necessário que esteja equipado com o mais moderno, mas sim que seja um lugar limpo, sem cheiros desagradáveis, o pessoal vestido de forma adequada e que o lugar se veja organizado.
Não é necessário que o veterinário seja o teu amigo, ou que seja simpático, mas sim que tenhas uma boa relação com ele/ela, que te sintas cómodo de perguntar tudo o que precises sobre o teu animal de estimação ou mais informações de algum tratamento que tenha indicado. Pensa que a relação será similar à de uma mãe com o pediatra dos seus filhos, apenas que esta durará toda a vida do teu animal de estimação.
Antes de decidir qual é o melhor veterinário para o teu animal de estimação, existem várias perguntas que deverias fazer-te:
- Achas fácil falar com o veterinário? Inspira-te confiança? Ouve-te e responde atentamente às tuas consultas ou parece impaciente?
- Gostas de como trata o teu animal de estimação? Preocupa-se com o animal ou sente-se assustado ou intimidado?
- Os horários da clínica são compatíveis com os teus?
- Como procede em caso emergência? Atende em pessoa, por telefone ou enviá-te a outro centro de atenção?
- Presta outros serviços como cabeleireiro ou hotel ou deverás levá-lo a outro sítio? Têm lugar para internação?
- O veterinário mantém um correto histórico clínico dos pacientes? Ele avisa-te quando o teu animal de estimação precisa de vacinas ou és tu que o recordas?
- Existem horários regulares em que possas encontrar o profissional e conversar com ele/ela sobre o teu animal de estimação?
- Tem algum programa especial para gestão? Terás acesso a especialistas caso seja necessário?
Utiliza sempre o teu sentido comum para escolher o veterinário que cubra melhor as tuas necessidades e espetativas e as do teu animal de estimação, e recorda que amabilidade não é sempre sinónimo de boa atenção médica. Também convém averiguar com antecedência os meios de pagamento que dispõe a clínica e as tarifas para os serviços mais comuns.
Uma vez que escolhas o veterinário, pergunta antes de levar o teu animal de estimação pela primeira vez, se o veterinário pede alguma amostra fecal, histórico clínico, datas das vacinas anteriores, etc. Algumas destas perguntas podem parecer incómodas, mas é melhor fazer uma escolha imediata, ainda que te enganes, que ir ao primeiro lugar e sofrer uma deceção.