Não existe nenhum cachorro que seja feio. Todos são adoráveis, carinhosos, divertidos e muitas pessoas ficam apaixonadas à primeira vista e levariam todos para casa. Mas cuidado, isto pode levar-te a uma desagradável surpresa porque o teu lindo cachorro pode transformar-se em um grande problema caso não saibas detetar problemas de saúde antes de o escolheres.
Para escolher um cachorro saudável, observa-o com muita atenção
Primeiro convém ver como se movimenta no grupo com os irmãos. Não deve mostrar nenhum sinal de dor ao levantar-se ou caminhar. Os cachorros saudáveis são brincalhões, curiosos e reagem rapidamente a estímulos que resultam interessantes. Quando te aproximes a acariciá-lo não fiques demasiado sensível com o que se esconde por detrás dos outros; este pode ter problemas em sociabilizar-se corretamente com as pessoas. No outro artigo encontrás a maneira de prever a personalidade dos cachorros.
Conselhos para saber se um cachorro está saudável
- Verifica se têm os olhos brilhantes, dentes bem brancos e gengivas cor-de-rosa. Não deve ter nenhuma mucosidade no nariz e olhos, e também não deve ter matéria fecal à volta do ânus. O pelo e a pele devem ver-se saudáveis, mas deves ter em conta que o pelo dos cachorros não é brilhante como o dos adultos e é também um pouco mais fino. Não deve ter zonas sem pelo, crostas ou zonas avermelhadas. Também não é normal que se arranhe demasiado.
- Não deve ter o abdômen distendido, a não ser depois de comer porque pode indicar que tem parasitas intestinais.
- O tamanho de todos os irmãos têm de ser similar. Não escolhas um cachorro que seja demasiado gordo nem demasiado magro.
- As patas devem estar bem apoiadas. Observando de trás e pela a frente as suas patas têm que se ver bem paralelas, sem desvios em nenhuma das suas partes, exceto no Pequinês, Shih tzu, Bulldog e outras raças de patas curtas (acondroplasia).
- Se estás por comprar um cão com pedigree, assegura-te de levar os papéis que certifiquem a sua origem. Normalmente entregaram um comprovante da inscrição da camada e tu deverás fazer o trâmite para inscrever o cachorro no teu nome e receber o certificado onde conste a sua linhagem. É melhor, sempre que possível, conhecer os seus pais para ver se são bons exemplares, tanto na beleza como na saúde.
- Assegura-te de saber se recebeu alguma vacina ou antiparasitários e pede os comprovantes.
Estes pequenos conselhos são chaves para saber se um cachorro está saudável. Uma vez que tenhas escolhido o teu futuro amigo, leva-o à sua primeira visita com o veterinário para que tenha um exame mais detalhado. Ele poderá mostrar-te como cuidar e alimentá-lo corretamente, e também informar-te-á quando precisará um novo exame e esclarecer todas as dúvidas que possas ter.