Uma chinchila tem um ciclo menstrual de 24 dias, e o período possível para a conceção é de 2 a 3 dias. O período de gestação varia segundo a raça, mas geralmente dura um total de 111 dias, a partir da conceição. Durante os primeiros 60 dias, a gravidez de uma chinchila é bastante difícil de detetar, mas a partir dos 90 dias é mais notável.
Um dos primeiros sinais que demostra o novo estado é, evidentemente, o aumento de peso; por isso é necessário pesar a nossa chinchilas com regularidade, também para detetar possíveis problemas, ainda que não se encontre grávida. As fêmeas chinchilas têm seis mamilos, três de cada lado, e conforme avança a gravidez, estes, que normalmente são impercetíveis, começam a ter uma cor avermelhada.
Também perceberemos que o abdome fica mais duro e firme. A chinchila sofrerá mudanças de humor e consumirá mais alimento e mais água. Ficarão mais redondas e mais inativas. Em alguns casos, costumam ficar deitadas de lado.
À medida que se aproxima o momento do nascimento, é possível que apareçam problemas de prisão de ventre. Durante todo este tempo é necessário procurar que continue com uma correta alimentação. Se desde o início, uma fêmea chinchila não se alimenta com os requisitos nutricionais exatos, as crias poderiam nascer com carências de nutricionais vitais e o seu desenvolvimento ver-se-á afetado. Alguns proprietários tendem a dar suplementos adicionais na dieta básica, mas isso é um erro, já que pode causar também problemas.
O sistema digestivo das chinchilas é muito delicado e por isso é muito importante que tenham uma alimentação equilibrada e sem grandes mudanças. Se proporcionamos bons pellets, uma boa variedade de feno e água fresca, uma chinchila grávida não deveria precisar de nenhum suplemento adicional para além do que já consome.
É importante recordar que uma chinchila não deve comer frutas ou verduras frescas, e é de grande importância não alimentar em excesso ou proporcionar alimentos frescos a uma fêmea grávida, já que provocará gases e inchaço, que são prejudiciais para a gravidez.
Conforme a hora do parto chegar, veremos que a chinchila escolherá ficar na parte de baixo da gaiola e ficará muito inquieta, especialmente quando entrar em trabalho de parto. É importante deixá-la tranquila durante esse tempo. Cada chinchila tem o seu tempo, mas é importante ficar de olho em todo momento, sempre sem incomodar.
Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!