Educação: Cães que ladram

,

O latido de um cão é um som altamente valorizado quando avisa a chegada de estranhos à casa ou qualquer situação de alerta. A maioria dos donos gosta de ter cães que ladram, pensam neles como guardiães da propriedade, e assim sentem-se mais seguros. No entanto, o latido já não é tão bem-vindo quando é excessivo ou não tem causa aparente. Para não mencionar o incómodo para os vizinhos, especialmente se não tiverem cães.

Ladrar é um comportamento natural, embora alguns cães ladrem mais do que outros. É geralmente uma resposta a um estímulo, como alguém que entra em casa ou o ruído de uma motocicleta. É também uma forma de comunicação entre congéneres; mais do que uma vez terás ouvido um cão começar e depois será acompanhado por outros para formar um coro de latidos e uivos (poderás tê-lo visto no cinema como um sistema de comunicação elaborado, o “uivo noturno” nos 101 Dálmatas da Disney). Em suma, por vezes o latido tem uma razão e por vezes não.

Os cães que ladram excessivamente podem estar zangados, solitários, aborrecidos, brincalhões, stressados, assustados, amarrados ou confinados, ou simplesmente por não terem sido treinados corretamente. Para corrigir isto, pode ser suficiente modificar a situação que gera o latido e assim aliviar o seu desconforto, ou podem necessitar de treino para modificar o comportamento indesejado.

Como impedir um cão de ladrar?

Pensa-se muitas vezes que os cães ladram por agressão quando a verdadeira razão é que o cão tem medo. Tanto nos cães que ladram por medo como naqueles que ladram por qualquer outro motivo.

Não há nenhuma chave ou forma específica de impedir um cão de ladrar; o mais importante é saber porquê. Quando souberes por que razão os cães ladram, poderás procurar formas de corrigir o comportamento. Tem também em mente que o latido é um comportamento normal para cães e que só te deves preocupar e corrigi-lo quando se torna preocupante, irritante ou excessivo.

  • Para eliminar os latidos, a primeira coisa a fazer é reduzir o stress. Tenta criar uma atmosfera calma e relaxada tanto em casa como na rua, não perturbes ou excites o teu cão com movimentos rápidos ou vozes altas; animais de estimação e gentilezas são sempre bons aliados.
  • Os cães que ladram a um estímulo externo como a porta ou os visitantes precisam de algo que capte a sua atenção ou que seja muito interessante para que tudo o resto fique em segundo plano. Os Kong são ótimos para isto; enche-os com as suas guloseimas favoritas e deixa-os no chão para que a sua atenção seja atraída para as guloseimas e não para o resto.
  • Ao ladrar a outros cães na rua, não se deve puxar ou prender a trela. Isto vai deixar o teu animal de estimação mais nervoso e stressado e não o ajudará a parar de ladrar; em muitos casos, simplesmente reparar que não o estás a prender com a trela faz com que pare de ladrar. É preciso ter calma para transmitires a tua calma ao teu cão, e não o contrário. Os cães que ladram a outros cães também podem beneficiar de uma guloseima saborosa.
  • Nunca o obrigues a fazer algo que não queira fazer. Isto pode levar a mais medo, stress e mesmo agressão. Deve progredir ao seu próprio ritmo e sem pressão.

Sê paciente, por vezes os cães que ladram precisam de ser corrigidos muitas vezes até aprenderem o que se quer e, acima de tudo, dominar o instinto que os faz ladrar.

Lembra-te de que estás a tentar moderar ou anular um comportamento natural, não uma má ação, por isso deves dar-lhe tempo para perceber o que quer e, acima de tudo, não deves castigá-lo.

Porque é que os cães ladram?

Uma situação diferente surge no caso de cães que ladram quando são deixados sozinhos. Aqui o que precisas de fazer é educá-lo para superar o medo ou ansiedade de ser deixado sozinho (ler o artigo sobre ansiedade de separação). Basicamente, deves fazer passeios muito curtos que são alongados à medida que o cão avança, deixar a música ou um rádio ligado, e também moderar os animais de estimação e os jogos antes de sair, de modo a não o deixar nervoso ou frustrado porque estás a sair.

Se tiveres de estar fora durante muitas horas todos os dias, é uma boa ideia encontrares alguém para fazer uma longa caminhada com ele ou para vir passar algum tempo com ele a fim de encurtar a espera. Podes contratar um passeador profissional de cães ou um membro da família ou amigo de confiança que o possa fazer.

Finalmente, se o teu cão ladra porque está muito nervoso ou hiper-excitável, consulta o teu veterinário para ver se ele recomenda algum medicamento para o acalmar um pouco, tal como clomipramina, que funciona como um ansiolítico. As feromonas (DAP) também podem funcionar muito bem nestes casos de cães que ladram por causa do nervosismo. São muito fáceis de usar e dão ao cão uma sensação de bem-estar e calma que pode ajudar a tirá-lo de um estado de alerta permanente.

As flores de Bach são também muito úteis; neste caso consulta um terapeuta (mesmo um terapeuta humano). As flores são completamente inofensivas; podem ser utilizadas por cachorros, cadelas grávidas, cães idosos ou doentes sem quaisquer efeitos secundários ou contra-indicações.

Infelizmente, não há magia ou solução rápida para resolver o problema do ladrar dos cães. O mesmo se aplica a quase todos os problemas de comportamento. Deves ser consistente, modificar comportamentos e ter paciência infinita para poder continuar a trabalhar com o teu animal de estimação até alcançar os resultados desejados, e melhorar a coexistência com o teu animal de estimação e as pessoas que o rodeiam.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Descobre as camas aquecidas para gatos friorentos

Leva o teu cão para o trabalho

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.