Um dos animais de estimação exóticos mais simpáticos e curiosos que nos últimos anos se tornaram mais populares são os ouriços terrestres. A espécie normalmente comercializada é o ouriço pigmeu africano (Atelerix albiventris x Atelerix algirus) que realmente é uma raça híbrida obtida do cruzamento de duas espécies diferentes de porcos-espinhos terrestres existentes na África.
São animais de fácil cuidado em cativeiro e relativamente inteligentes que podem chegar a ser muito dóceis. Os ouriços são pequenos mamíferos insetívoros. Não são roedores como algumas pessoas acreditam, e portanto têm um comportamento e uma alimentação diferente.
A sua expectativa de vida é de aproximadamente de 5 a 8 anos de idade e criam com facilidade em cativeiro.
Onde posso hospedar o meu ouriço terrestre?
Jaula: Podemos usar uma jaula para hamster ou para cobaias com medidas mínimas de 50 cm de comprimento. A desvantagem da jaula é que as correntes de ar podem resfriar o nosso ouriço, além de que é mais difícil conseguir uma temperatura estável dentro da jaula.
Terrário de cristal: Uma urna de cristal é o lugar mais adequado para hospedar um ouriço terrestre já que as paredes de cristal conservam melhor a temperatura ambiente. O terrário deve ter pelo menos uma grade na parte superior para que haja ventilação e renovação do ar.
O ouriço terrestre precisa de calor?
A média de temperatura ideal para um ouriço pigmeu varia de 24ºC na parte mais fria e 30ºC na parte mais quente. Para conseguir criar essa gradação térmica temos que pôr uma manta térmica numa esquina do terrário, a qual deve ocupar ⅓ da superfície da jaula ou do terrário. Na parte quente colocaremos o refúgio para que nosso ouriço possa descansar, se esconder e se sentir seguro nas horas de descanso. É muito importante prestar atenção especial à temperatura durante os meses de inverno para que não fique abaixo de 22ºC ou nosso ouriço poderia ficar constipado ou adoecer.
Meu ouriço dorme o dia inteiro, é normal?
Os ouriços são animais noturnos e portanto é completamente normal que passem a maior parte do dia a dormir e seja à noite quando saem para comer e passear pela jaula ou terrário.
O que um ouriço pigmeu africano come?
Como comentamos anteriormente os ouriços são animais de dieta principalmente insetívora ainda que também possam comer alguns tipos de fruta e verdura.
O alimento base principal deve ser ração para ouriço como Vitakraft Menu Premium para Ouriços ou uma ração de gato light.
Além da ração completa, devemos dar-lhe diariamente uma mistura de paté para animais insetívoros como Jarad paté de cria para insetívoros .
É importante proporcionar-lhe insetos vivos ou na falta desses, enlatados, com os quais ficarão loucos, pois são as suas guloseimas preferidas. Podemos dar-lhes grilos, zophoba, Gafanhoto, bichos-da-farinha (tenébrio) e caracóis. Os insetos que lhe demos não devem ser capturados, pois podem conter pesticidas e outras substâncias tóxicas, de modo que é melhor comprá-los em lojas especializadas ou usar os insetos enlatados como: Tetra ReptoDelica Grasshoppers Saltamontes, ou ZOOMED can o´worms, tenebrios.
Além disso, podemos dar-lhe alguma fruta picada de vez em quando (banana, uva, maçã, melancia, pera, morango, framboesa) e verdura (canônigo, acelga, espinafre, brócolos, pepino, nabo, rabanete).
De vez em quando também podemos dar-lhes um ovo de codorna inteiro (melhor quebrar um pouco a casca) ou algum pedaço de ovo cozido.
É muito importante que ele tenha água fresca à disposição diariamente, a qual podemos lhe proporcionar em um bebedouro de garrafa tipo chupeta ou em um Bebedouro com tanque reservatório.
Podemos domesticar um ouriço africano?
Os ouriços pigmeus normalmente são animais tranquilos e somente quando são recém comprados podem ser um pouco ariscos e se enrolarem mais na sua clássica forma de bola com os espinhos espetados. Com um pouquinho e atenção diária logo logo o nosso ouriço ganhará confiança e perderá o medo, chegando inclusive a nos seguir correndo pela casa. Ao ser animais relativamente inteligentes, rápido aprenderão o seu nome e é muito fácil ensinar-lhes com pequenos prémios ou guloseimas.
David Briz
Especialista em animais exóticos Tiendanimal