À diferença dos seus companheiros os cães, os gatos são animais com uma linguagem própria mais complexa e talvez difícil de aprender para nós no início. Mas nem sempre será simples ou rápido para entender o que o nosso gatinho quer transmitir-nos, por tanto a seguir deixamos uma série de dicas para entender o que quer dizer o nosso gato.
Formas de comunicação dos gatos
Poderíamos classificar, a rasgos gerais, em duas formas de comunicação principais que possuem os gatos: uma proveniente dos seus instintos básicos e naturais, e outra do seu comportamento. Mas não podemos entender o que quer dizer o nosso gato tendo em conta apenas um comportamento específico, temos que interpretar os movimentos, gestos, miados, e qualquer outro gesto como um conjunto.
Os instintos básicos de qualquer felino resumem-se principalmente em um: marcar o seu território. Adoram espalhar o seu cheiro e deixar marcados todos os espaços que eles consideram seus. É uma forma de deixar a sua marca no lugar e além do mais advertir outros possíveis felinos de que esse território é seu. Por esse motivo é muito importante que o gato disponha do seu próprio lugar para descansar ou para afiar as unhas no seu arranhador. Desta maneira aliviará o stress e poderá marcar o seu território.
Outra das formas de comunicação muito conhecida é o miado: segundo o seu tono e intensidade, o nosso felino tentará dizer qual é a necessidade que tem.
Os miados breves e múltiplos costumam ser interpretados como um modo de cumprimentar, enquanto que os miados longos, o gato está a tentar comunicar uma necessidade: comida, atenção…
Mas se existe uma expressão que nos deixa loucos por estes gatinhos é sem dúvida o ronronar. Além de fazê-lo quando se sentem cómodos, felizes e tranquilos, existem outros motivos pelos quais podem ronronar; quando têm fome, se sentem estressados ou quando sentem algum tipo de dor.
Enquanto o fazem, liberam endorfinas que permitem ao animal (através das vibrações que produzem) relaxar-se e acalmar-se caso estejam nervosos.
Sabias que os gatos utilizam o seus miados para comunicar-se com os humanos, e não com outros gatos?
É uma características que aprenderam através da sua evolução, já que observaram que não podiam comunicar-se com as pessoas da mesma forma que a sua espécie e adaptaram a sua linguagem para conseguir uma melhor comunicação.
Apesar de não serem capazes de distinguir palavras e prestar a mesma atenção que os seus companheiros os cães, foram realizados estudos que garantem que reconhecem o seu nome sim, apesar de que nem sempre o obedeçam ao ouvi-lo.
E o teu gato como se comunica contigo? Partilha connosco a tua experiencia.