Provavelmente já ouviu falar da famosa dieta BARF para cães. B.A.R.F. significa “Biologically Appropriate Raw Food” ou seja, “Alimentos Crus Biologicamente Apropriados”.
Mas será que pode ser utilizada em cães de todas as idades, será que a dieta BARF é adequada para cachorros e é adequada para cães adultos que já comeram ração anteriormente?
Pode ter dúvidas sobre este tema, por isso hoje vamos falar sobre este tipo de dieta para cachorros e cães adultos, para que possa escolher a melhor opção para o seu animal de estimação.
O que é a dieta BARF para cachorros e cães?
No nosso artigo anterior sobre a dieta BARF para gatos, explicámos em que consiste esta forma popular de alimentar o seu animal de estimação. Mas, em poucas palavras, trata-se de oferecer um menu baseado em carne crua magra, ossos, miudezas, frutas e legumes sem qualquer processamento.
E é exatamente isso que este tipo de alimento oferece aos nossos animais de estimação, uma dieta adaptada às suas necessidades específicas da espécie a partir de alimentos crus.
Perguntas sobre a dieta BARF para cachorros
Aqui encontra as respostas às perguntas mais frequentes sobre as dietas BARF para cachorros.
Como é que se estabelece um plano BARF para o seu cachorro?
Antes de começar com os ingredientes da dieta do seu cachorro, precisa de saber as proporções para não exagerar nem colocar de menos.
Compreender as proporções correctas dos diferentes componentes da dieta BARF é fundamental, por isso, antes de iniciar quaisquer alterações, é imperativo consultar um veterinário. Este avaliará o estado de saúde do seu cachorro, tendo em conta a sua idade, raça, peso e eventuais necessidades nutricionais específicas.
A mudança de uma dieta convencional para uma dieta BARF deve ser gradual. Isto ajudará o sistema digestivo do seu cachorro a adaptar-se.
Que quantidade de alimentos devo dar de acordo com o menu BARF?
Nos cachorros, a ração é calculada em função do seu peso e da sua idade. A quantidade que comem vai mudar gradualmente à medida que se tornam adultos. Uma vez adultos, a ração diária estabiliza-se e permanece a mesma.
Nesta tabela, encontrará a ração diária recomendada para o seu cachorro:
Idade do cachorro | % recomendada sobre o seu peso |
2 – 4 meses | 10% |
4 – 6 meses | 8% |
6 – 8 meses | 6% |
8 – 10 meses | 4% |
10 – 12 meses | 3% |
Deve dar-lhe uma percentagem do seu peso corporal atual. Por exemplo, se ela tiver 5 meses e pesar 10 kg, deve dar-lhe 800 g, o que corresponde a 8% de 10.
Estas quantidades são aproximadas e podem variar ligeiramente em função do nível de atividade do seu cão. Não se esqueça de fornecer este menu em pelo menos 4 ou 5 refeições por dia.
Aprenda a criar um menu BARF completo para o seu cachorro
Uma vez definidas as quantidades que o seu cachorro deve ingerir, é necessário determinar a percentagem correta de cada alimento para garantir que está a dar ao seu cachorro uma dieta equilibrada. Pode parecer um pouco complicado ou entediante no início, mas é apenas o começo; uma vez que tenha estabelecido as quantidades, é muito mais fácil do que parece – prometemos!
É muito importante ter cuidado com as porções de cada alimento para lhe fornecer todos os nutrientes, vitaminas e minerais de que necessita e evitar quaisquer deficiências.
Que percentagens são adequadas para a dieta BARF em cachorros?
65% de carne e ossos carnudos.
20% de legumes e frutas.
10% de miudezas.
5% suplementos.
Vejamos alguns exemplos:
- Carne e ossos carnudos: carne picada de frango, peru ou coelho e pescoços, asas e pés de frango.
- Miudezas: fígado, coração, rins, estômago.
- Legumes: cenouras, pimentos, brócolos, couve-flor, espinafres.
- Fruta: maçã, pera, banana, laranja, bagas.
- Suplementos: óleo de peixe, algas marinhas, ovos, marmelo verde.
Alguns conselhos:
- Todos os alimentos devem ser dados crus, não cozinhados.
- Pode começar por cozinhá-los até aos 4 meses e depois servi-los cada vez mais crus.
- Os frutos e os legumes devem ser cortados finamente.
- Congelar previamente a carne. É importante saber que este processo não garante a eliminação total dos agentes patogénicos ou parasitas presentes na carne. Se der peixe cru, deve congelá-lo a -20°C durante 5 dias para reduzir o risco de parasitas como o Anisakis. Se não for possível assegurar esta temperatura, é preferível comprar peixe já congelado.
- Comece com um tipo de proteína e triture-a até ser utilizada.
- Esmague primeiro os ossos carnudos para garantir uma boa digestibilidade.
- Aumente a quantidade de ossos carnudos e reduza a quantidade de carne magra durante um período máximo de 5 meses para obter uma maior ingestão de cálcio para apoiar o desenvolvimento dos ossos e das articulações.
- Adicione carne nova de duas em duas semanas.
- Não faça o mesmo menu vezes sem conta, mude os ingredientes.
- Consulte sempre o seu veterinário antes de iniciar uma dieta BARF para o seu cachorro, assegurando-se de que esta é adequada e nutricionalmente equilibrada para as necessidades específicas do animal.
Perguntas sobre a dieta BARF para cães adultos
Posso mudar o meu cão adulto para uma dieta BARF?
Sim, desde que o faça gradualmente e em consulta com o seu veterinário. Convidamo-lo a ler o nosso artigo “Como mudar corretamente a ração dos cães?“, no qual explicamos o procedimento a seguir passo a passo para que o seu cão se adapte gradualmente e em segurança à mudança.
Que percentagem devo seguir para o meu cão adulto com uma dieta BARF?
40% de ossos carnudos
30% de carne ou peixe
20% de frutas e legumes
10% de miudezas, dos quais 5% de fígado
Como é que pode criar um menu de dieta BARF para o seu cão?
Selecionar ingredientes de qualidade e misturá-los nas proporções das percentagens acima referidas, congelar durante pelo menos 14 dias antes de servir ao seu cão a -18°C. Como mencionado acima, se decidir incluir peixe cru na dieta do seu cão, deve congelá-lo a -20°C durante pelo menos 5 dias para eliminar os riscos associados à presença de Anisakis. Se não puder garantir que o peixe é mantido a esta temperatura, é mais seguro comprar peixe já congelado.
A dieta BARF pode ser oferecida em pedaços ou peças inteiras, o que implica ensinar o seu cão a mastigar corretamente os ossos, ou pode ser moída.
A ingestão de ossos pode levar a bloqueios intestinais graves. Por conseguinte, se decidir incorporar ossos na dieta BARF, deve certificar-se de que o seu cão apenas os mastiga para retirar a carne e não os ingere. Os ossos devem ser suficientemente grandes para impedir a sua ingestão completa, de modo a evitar o risco de obstrução interna ou ferimentos. |
Então, quais são os benefícios da dieta BARF para cães?
Um aspeto distintivo da dieta BARF para cães é o seu potencial para ajudar a melhorar a hidratação, uma vez que os alimentos crus contêm mais água do que os alimentos secos comerciais.
Além disso, a dieta BARF partilha vários benefícios com qualquer outra dieta equilibrada e de qualidade que ofereça ao seu cão, quer seja comercial ou caseira. Estes benefícios incluem:
Fornece a energia e os nutrientes necessários. |
Favorece a manutenção da massa muscular. |
Contribui para uma melhor hidratação. |
Ayuda a prevenir los problemas articulares. |
Favorece a saúde e o brilho do pelo do cão. |
Oferece uma alimentação natural e equilibrada. |
Ajuda a prevenir problemas de pele. |
Lembre-se, o seu cão é um descendente direto do lobo, pelo que uma alimentação o mais natural possível é uma excelente opção, seja com a dieta BARF ou com os melhores alimentos naturais avançados que utilizam carne fresca, frutas e legumes nas suas receitas.
Se não está convencido com esta dieta ou se não é possível dá-la ao seu cachorro, na Tiendanimal pode encontrar muitas marcas diferentes para a dieta do seu cachorro, incluindo as melhores rações e a melhor comida húmida do mercado.
Se quiser continuar a ler sobre como dar ao seu animal de estimação a melhor alimentação, não perca estes artigos:
Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!