Tamanho médio, aparência adorável, expressão doce e pelagem branca. Assim, poderíamos descrever o Westy (ou Westie), uma raça originária da Escócia com grande temperamento e caráter alegre. Mas no entanto, sabe que cuidados requer e quais são as doenças mais comuns do westy?
Doenças mais comuns do Westy
Robusto e corajoso, embora a sua tarefa original fosse a caça de raposas, a sua missão atual é distribuir carinho (e sorrisos) entre as famílias que decidem incluir este simpático cão nas suas vidas.
Embora seja provável que já tenha ouvido falar do seu temperamento inquieto, astuto e teimoso, também deve saber quais são as doenças mais comuns entre os West Highland White Terrier. Por isso, identificar os primeiros sintomas ou conhecer que cuidados necessita o seu amigo peludo para mantê-lo seguro pode ser a solução para garantir que a sua saúde seja invencível. Em seguida vamos conferir!
A mandíbula do Westy, entre os 3 e os 6 meses
O seu nome técnico é osteopatia craniomandibular e tem origem nos filhotes, entre os 3 e os 6 meses de idade. Por isso, provoca um crescimento anormal do osso da mandíbula, apesar de desaparecer quando cumpre o seu primeiro ano de vida.
Em princípio o tratamento dos sintomas requer o uso de anti-inflamatórios para aliviar a dor na zona e evitar que o cão tenha dificuldade para alimentar-se.
Infeção dos ouvidos
Com o propósito de o seu simpático companheiro branco não sofra uma otite, os especialistas recomendam fazer-lhe uma limpeza aos ouvidos todas as semanas. Nela, deve limpar as suas orelhas com uma gaze umedecida com soro ou água e depois secá-las bem. Por isso a secagem é especialmente importante não só nesta limpeza, mas também após o banho para evitar a acumulação de cera e a entrada de água.
Hepatite, sem sintomas
O cão Westy pode também sofrer de uma desordem genética que origina doenças hepáticas. Por exemplo, nesta raça existe uma tendência genética para acumular depósitos de cobre, que causam a destruição de hepatócitos.
É especialmente perigoso porque muitas vezes aparece sem sintomas, mas torna-se drasticamente aparente com a insuficiência hepática entre os 3 e os 6 anos. No entanto, pode melhorar o prognóstico do seu companheiro a partir do primeiro ano de idade, solicitando ao seu veterinário um teste para analisar os níveis de cobre no seu fígado.
Conjuntivite, como resultado das remelas
Sim, o Westy tem uma predisposição para acumular remelas. Portanto, deverá prestar muita atenção aos seus olhos e removê-las para evitar uma inflamação da conjuntiva do olho.
Dermatite, com erupções cutâneas
Se o seu veterinário não lhe indicar o contrário, deverá dar banho ao seu amigo no máximo uma vez por mês. Esta raça é propensa a sofrer de dermatite na forma de erupções cutâneas e com banhos frequentes só conseguirá agravar a situação. Igualmente importante é que escolha sempre produtos específicos neutros e suaves para a sua higiene.
A prevenção, chave para a saúde do Westy
É importante conhecer as doenças mais comuns do westy para que possa preveni-las. A qualidade de vida do seu cachorro dependerá muito do cuidado que lhe oferece, por isso verifique os pontos aos quais deve prestar especial atenção:
- Exame veterinário a cada 6 meses ou um ano. Faça exames regulares para cumprir o calendário de vacinação e a desparasitação. Além disso, garantirá que, diante de qualquer patologia, uma rápida deteção facilitará o seu tratamento.
- Dieta equilibrada. Verifique com o seu veterinário qual é a alimentação mais adequada para o seu amigo peludo em função da sua raça, idade, estilo de vida e saúde.
- Higiene dental. Os cães de raças pequenas e médias tendem a acumular placa bacteriana e tártaro. Tente realizar escovagens de dentes regulares no seu animal de estimação desde cachorrinho para que se familiarize.
Além destes cuidados, recomendamos algo que melhorará a sua saúde de forma notável: doses extras de mimos e jogos!