Os furões são animais de estimação muito inquietos e curiosos, o que costuma colocá-los em problemas. É muito comum que engulam coisas que não devem enquanto brincam e acabem com diarreia ou, pior ainda, com uma obstrução.
Além disso, o seu metabolismo é muito acelerado; quando apresentam algum sintoma de doença não se pode perder tempo para atendê-los, pois as vezes o mal avança rapidamente e pioram antes, mais rápido do que imaginas. É muito bom ter um estojo para primeiros socorros, mas isto não substitui a consulta com o veterinário.
Os artigos que recomendamos que estejam no estojo de primeiros socorros para um furão são:
- Número telefónico do seu veterinário. Ante qualquer dúvida ou problema este número servir-te-á para consultar rapidamente e receber indicações.
- Tesouras pequenas e com ponta romba. Servirão para cortar o pelo sobre uma ferida ou fita e ligaduras.
- Corta-unhas. Uma vez que aprendas a utilizá-lo já não terás que levar o teu furão ao veterinário para cortar as unhas.
- Pó corta hemorragias para as unhas. Caso cortar acidentalmente e provocar sangramento na veia de uma unha, este pó servirá para deter rapidamente a hemorragia. Também funciona para outras feridas pequenas com sangramento.
- Pinças para remover algum objeto que ficar preso na pele, entre os dedos ou os dentes, ou algo grudado no seu manto.
- Talas de madeira, como os palitos do gelado. São muito úteis para realizar ligaduras rígidas provisórias ou para abaixar a língua para revisar a boca.
- Antisséptico líquido para desinfetar feridas superficiais. É uma boa opção a iodopovidona ou a água oxigenada.
- Antibiótico em forma de creme, loção ou unguento para aplicar sobre feridas já limpas e desinfetadas. Assim podem ser prevenidas infecções secundárias.
- Algodão, gaze e ligaduras para limpar e cobrir feridas. O algodão envolvido em uma gaze serve para aplicar pressão sobre as feridas sangrentas pequenas até deter a hemorragia. Cuidado: se não se detém em poucos minutos deves levá-lo ao veterinário com urgência.
- Bicarbonato de sódio, aplicado em compressas húmidas ajuda a diminuir a inflamação.
- Sais de reidratação para administrar em caso de perda de líquidos por vómitos ou diarreia (mas não enquanto há vómitos ainda).
- Mel ou xarope de milho se o teu furão tem insulinoma, pois isto serve para cortar as convulsões por hipoglicemia.
- Creme anti-hemorroidas para utilizar em caso de prolapso do reto.
- Seringas para medir os líquidos ou xaropes que precises administrar. É suficiente de 1 ou 3 cc. Uma de 35cc pode servir se fores dar alimento líquido. Também servirá para colocar água oxigenada ou desinfetante em uma ferida.