No artigo de hoje, ficará a conhecer as etapas da vida de um cão-guia, desde o nascimento até à reforma. Tome nota!
Etapa 0 de um cão-guia: Nascimento (0 a seis semanas)
Os cachorros nascem de cães especificamente escolhidos para realizar o trabalho de cães-guia.
As raças utilizadas são o labrador retriever, golden retriever, o flat coated (e os cruzamentos entre eles) e o pastor alemão, por se adaptarem melhor a diferentes ambientes e situações; bem como o Labraniche, uma raça de cão hipoalergénica.
Nesta fase, os cachorros começam um programa de estimulação para ver como interagem e qual é o seu temperamento.
Etapa 1: Família de acolhimento para um cão-guia (entre seis semanas e um ano)
Os cachorros são entregues a uma família voluntária que se encarregará deles durante um ano, proporcionando-lhes todos os cuidados e manutenção necessários.
A Fundação ONCE para o Cão-Guia (FOPG) assume estes custos e oferece formação para que a família de acolhimento possa prestar os melhores cuidados ao cachorro.
Nesta fase, o cachorro aprende os pontos-chave da educação e da socialização.
O futuro cão-guia acompanha o posto de trabalho e nas atividades diárias para se habituar a todo o tipo de ruídos e lugares (transportes públicos, cinema, cafetaria…).
Etapa 2: Treino (entre um e dois anos)
O cão canino regressa à escola de treino para receber instruções, sempre baseadas no reforço positivo.
Aqui progride da obediência básica para o treino específico do cão-guia. Este treino dura geralmente entre 6 e 10 meses.
Progressivamente, o cão recebe cada vez mais responsabilidades, confrontando-o com termos como extensão pessoal, desobediência inteligente e condicionamento instrumental.
É nesta altura que aprendem a comportar-se como cães-guia, a não puxar, a aceitar o arnês, a deslocar-se em linha reta, a evitar obstáculos, entre muitos outros.
Etapa 3: Atribuição de um cão-guia a um utilizador (a partir dos dois anos de idade)
A partir desta altura, o cão passa a ser o seu companheiro e os seus olhos.
Talvez a fase mais difícil de todas seja a de conseguir que o nosso cão-guia se junte com sucesso à pessoa cega.
O canino começa a desenvolver as suas funções de cão-guia, acompanhando o utilizador em todos os momentos.
A escolha do cão certo para a pessoa certa é fundamental, uma vez que cada utilizador tem um estilo de vida e necessidades específicas.
Etapa 4: Reforma (antes dos 12 anos)
Uma vez reformado, o cão pode continuar a viver com o utilizador e a ser propriedade deste. Outra opção seria ser adotado por uma família, dando prioridade à família que atuou como família de acolhimento; ou voltar para a Fundação.
Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!