A periodicidade da limpeza dependerá da produção de cerume de cada furão, mas por regra geral devem limpar-se a cada 15 dias aproximadamente.
Para a limpeza podemos usar produtos como Otoclean, Epi-Otic e outros similares. Na hora da limpeza podemos agir de diversas formas:
- Apanhamos o furão pela pele do pescoço e administramos uma gota em cada orelha do produto com uma posterior massagem nas orelhas para que o líquido penetre bem. Após a massagem, com um cotonete ou gaze, limparemos a sujidade sem aprofundar, apenas pela parte exterior já que poderíamos causar alguma lesão no ouvido.
- Outra maneira de colocar o furão para a limpeza seria deitá-lo nas nossas pernas e dar algum prémio para que fique entretido, logo inclinaremos a sua cabeça para um lado e realizaremos o mesmo processo explicado no item anterior.
Se apercebemos que o nosso furão tem um excesso de comichão nas orelhas, vermelhidão ou cria um cerume de cor escura e com mau-odor, devemos acudir imediatamente ao nosso veterinário para que examine as orelhas já que poderia ter ácaros.