Os laboratórios Seachem oferecem uma grande variedade de medicamentos para peixes. Na atualidade, satisfazem as necessidades de aquários de água doce, salgada, recifes e lagos. Esta guia ajudar-te-á a escolher o melhor para cada problema.
Cupramine: cobre orgânico complexo. Erradica por completo os parasitas externos (Oodinium, Cryptocaryon, Amyloodinium, Ichthyophthirius, etc.) dos peixes de água doce e salgada. É muito superior ao sulfato, clorato ou citrato de cobre; não é acidificante, é menos tóxico para os peixes e não contamina o leito do filtro. Resulta ativo ainda em baixas concentrações e podem ser eliminados rapidamente com carvão. Não deve ser usado num aquário com invertebrados. Seguir cuidadosamente as instruções e não misturar com outros medicamentos, especialmente os aldeídos.
ParaGuard: é um aldeído seguro para peixes de água doce ou salgada que não danifica o filtro biológico. Não contém formaldeído nem metanol, não altera o pH e é muito menos tóxico que as preparações à base de formalina. ParaGuard é uma mistura única de aldeídos, verde malaquite e polímeros protetores dos peixes que erradicam efetivamente muitos ectoparasitas e lesões externas virais, bacterianas ou fúngicas. É ideal para usar em tanques enfermaria ou de quarentena, antes de introduzir peixes novos no aquário. Os peixes sem escamas e outras espécies delicadas não toleram bem os aldeídos. Não combinar com cobre, mas pode usar-se sem riscos junto com StressGuard ou Focus.
PolyGuard: medicação em pó de amplo espectro para todas as doenças dos peixes de água doce. Contém verde malaquite (parasitas), sulfa (fungos e bactérias) e metronidazol (contra bactérias anaeróbias). Não prejudica as bactérias do filtro biológico e retira-se facilmente com carvão. Pode usar-se combinado com Focus.
NeoPlex: sulfato de neomicina, um antibiótico de amplo espectro eficaz contra a maioria das infecções externas dos peixes de água doce e salgada. Controla fungos e bactérias. Se as indicações são seguidas, não descolora a água nem danifica o filtro bacteriano. É muito bem tolerado pela maioria dos invertebrados. Pode usar-se junto com Focus, mas não combinar com outros medicamentos.
AquaZole: é um medicamento em pó eficaz contra parasitas externos dos peixes de água doce ou marinha. É muito bem tolerado e tem um amplo intervalo de segurança com muito pouco risco de overdose. É efetivo contra Cryptocaryon, Hexamita, Ichthyophthirius, etc.
Focus: contém nitrofurantoína, um antibiótico eficaz contra infecções bacterianas e fúngicas internas dos peixes. Mistura-se com alimentos congelados para garantir a sua ingestão e evitar a disseminação na água. Pode usar-se sozinho ou misturado com outros medicamentos para infecções parasitárias internas. Apto para aquários de água doce ou marinhos.
MetroPlex: metronidazol puro cristalino, a forma mais efetiva disponível deste medicamento. É efetivo contra bactérias anaeróbias e protozoários (parasitas unicelulares). Tem muito pouco perigo de overdose, não afeta o leito do filtro e é eliminado facilmente com o filtrado químico. É bem tolerado pela maioria dos invertebrados.
SulfaPlex: sulfatiazol puro cristalino. É um tratamento seguro e efetivo para muitas infecções bacterianas, fúngicas e parasitárias do aquário. Tem muito pouco perigo de overdose e é eliminado facilmente com o filtrado químico.
KanaPlex: é um preparado à base de neomicina pura misturada com sais transportadoras terapêuticas. Efetivo contra hemorragias internas, hidropisia, barbatanas partidas ou podres, úlceras do corpo, guelras inflamadas, tuberculose e a maioria das infecções bacterianas e fúngicas. É absorvido rapidamente, pelo que é muito efetivo contra infecções internas, até quando os peixes rejeitam a comida. Tem muito pouco risco de overdose e é eliminado facilmente com carvão. Não afeta as bactérias do filtro biológico e pode ser usado para peixes de água doce ou salgada.
Queres saber mais sobre o aquário, a sua decoração e o cuidado dos peixes? Dá uma olhadela em todos os nossos artigos.