Se o teu gato não faz xixi, deves levá-lo com urgência ao veterinário, caso contrário, sua saúde pode ser prejudicada. As obstruções são uma das doenças do trato urinário mais comuns e são caracterizadas pela urina do gato. As doenças que afetam a bexiga e a uretra em gatos são conhecidas como FLUTD e são mais comuns em machos com idade entre dois e seis anos, que se exercitam pouco e / ou apresentam excesso de peso. Os gatos persas também estão predispostos a sofrer delas.
Porque o meu gato não urina?
Se o teu gato não faz xixi, é mais provável que ele tenha uma obstrução de urina. Esse distúrbio causa muita dor e desconforto e, se não for tratado, pode ser fatal. Por isso é importante que sempre verifiques a caixa de areia do teu felino para detetá-la a tempo e levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.
As causas mais comuns de problemas urinários:
- Infeção de urina
- Cistite idiopática felina
- Pedras urinárias na bexiga e / ou uretra
- Obstrução da uretra
- Stress
Outras doenças que podem afetar o trato urinário são diabetes, hipertireoidismo, tumores e anomalias congênitas ou traumas.
Se uma infeção da bexiga não for tratada corretamente e a tempo, pode levar à insuficiência renal . É por isso que é muito importante agir rapidamente.
Sintomas de problemas de bexiga se o meu gato não urinar:
- Dificuldade e esforço para urinar
- Dor
- Mia enquanto tenta fazer xixi
- Lambidelas frequentes da área genital
- Eles vão para a caixa de areia com mais frequência.
- Eles não podem urinar ou apenas soltam algumas gotas
- Presença de sangue na urina
Esses sintomas podem ser acompanhados por fraqueza, perda de apetite, vómitos e diarreia.
Antes de qualquer um desses sinais, leva o teu gato ao veterinário.
Tratamento de diferentes problemas urinários em gatos:
Se o teu gato não urina, deve-se encontrar a causa para administrar o tratamento adequado, pois será diferente em cada caso:
- Infeção bacteriana: antibióticos.
- Cistite idiopática: alívio da dor, medicamentos para relaxar a uretra e prevenir obstruções, medicamentos para proteger a bexiga, redução do stress.
- Urolitíase: depende da gravidade e do tipo de cálculo vesical, pode variar desde uma simples mudança na dieta alimentar ou necessitar de remoção cirúrgica.
- Obstrução na uretra: Uma intervenção com anestesia pode ser necessária para desbloquear a uretra por cateter, com fluidos intravenosos e medicamentos.
- Stress: analisa as coisas que causam stress ao gato e trabalha para reduzi-lo com a ajuda de enriquecimento ambiental, exercícios, feromonas calmantes, etc.
Como prevenir uma infeção de urina em gatos?
- Oferecer-lhe comida de alta qualidade
- Dividir em várias vezes as refeições diárias
- Incorporar alimentos húmidos na sua dieta, não apenas ração
- Ter sempre água limpa e fresca
- Aumentar a ingestão de água com vários recipientes
- Colocar várias caixas de areia em casa (mínimo uma por gato)
- Manter a areia limpa
- Evitar situações stressantes
Se o teu gato não urina e for confirmada uma infeção urinária, lembra-te de que o tratamento não será suficiente. Esses tipos de doenças são recorrentes, portanto, é provável que tenhas que modificar a sua dieta, ter cuidados extra e tentar manter um baixo nível de stress para evitar que isso aconteça novamente.