As dietas inadequadas não só podem provocar transtornos específicos pela falta de alguma vitamina, aminoácido ou mineral, mas também podem gerar um estado de desnutrição subclínica que reduz as defesas e predispõe a doenças infeciosas.
As deficiências nutricionais são comuns nas aves de companhia por vários motivos:
–falta de informação sobre a espécie em questão: às vezes é porque se trata de uma espécie exótica sobre a qual não há dados confiáveis e outras porque os donos não se informam quais são os requerimentos nutricionais do seu animal de estimação. Isso faz com que a ave possa receber o alimento destinado a outra espécie e não o da sua.
-muitos donos confiam em que uma mistura de sementes é um alimento completo e equilibrado, quando a maioria das vezes não é. As sementes no geral carecem de alguns aminoácidos específicos e certos micronutrientes como vitaminas, cálcio, etc. Também é importante saber que as sementes perdem o valor nutricional com o tempo, então se compras um saco de mistura que dura mais de 1 mês, com o passar do tempo estás a dar à tua ave sementes velhas com menor valor nutricional. Isto não significa que as semente não sejam boas, mas não devem ser o único alimento de um pássaro. Sempre devem ser complementadas com alimentos frescos.
-as aves costumam selecionar apenas as partes da dieta que preferem, deixando o restante. É um erro acreditar que elas sabem escolher o que precisam; na realidade a escolha depende mais do sabor e da textura de um alimento que do seu valor nutricional. As rações para aves são uma boa maneira de dar uma boa nutrição na qual não podem separar os ingredientes.
-às vezes pelo conforto, outras pela praticidade, os donos costumam depositar comida em um prato uma vez por dia. No caso dos pellets e sementes não há problemas, mas os alimentos frescos devem ser retirados após 2 ou 4 horas, segundo o produto e a temperatura, porque podem estragar-se e ficar contaminados com bactérias que podem adoecer os pássaros que os comem ou se encontram no mesmo ambiente. É melhor escolher pratos de aço inoxidável ou cerâmica, pois são mais higiênicos e fáceis e desinfetar. Além do mais, é muito importante limpar muito bem a gaiola com água quente, uma escova e um desinfetante para eliminar restos de comida e matéria fecal que tiverem ficado entre as grades.
-outra recomendação é não deixar quantidade de comida no prato e adicionar mais cada vez que estiver vazio sem controlar quanto o teu animal de estimação come. Se não calculas cada dia a quantidade aproximada do teu animal de estimação, corres o risco de não perceber se estiver a comer menos quantidade até que seja muito evidente que tem emagrecido ou que se encontra severamente doente.
Se tens um pássaro como animal de estimação é muito importante que aprendas tudo sobre as suas necessidades de alimento, temperatura e outras condições ambientais necessárias para manter a sua saúde. É recomendável complementar a cada tanto a dieta com vitaminas e minerais para aves, assim substituem-se os micronutrientes que elas tomariam na natureza. Em alguns casos encontrarás boa informação na Internet, mas sempre é recomendável ter um bom livro sobre a espécie para que possas consultar sempre que precisares. Os vendedores das lojas não sempre dão informação confiável, por tanto deves ter cuidado. Observa a lista de ingredientes do alimento que compras, procura quais ingredientes faltam e adiciona-os como alimentos frescos para que o teu animal de estimação esteja sempre bem alimentado.
Dra. Isabel Iglesias