O comportamento agressivo das aves, como o da catatua inca, pode ser um problema quando vivem num ambiente doméstico. Se alguma vez observou um comportamento agressivo na sua, certamente perguntou: “Porque motivo a minha catatua inca é agressiva?”.
Principais razões pelas quais a catatua inca é agressiva
Quando falamos sobre a agressividade da catatua inca, esta pode surgir por diferentes razões que explicaremos abaixo:
- Durante a época reprodutiva: É muito comum a catatua Inca ser agressiva durante o período reprodutivo, principalmente os machos. Em muitos casos, isto deve-se à incompatibilidade do casal devido à diferença de idade, por isso é necessário que procrie sempre com fêmeas da mesma idade.
- Falta de atenção: as catatuas incas são muito inteligentes e tendem a ficar entediadas se não tiverem brinquedos suficientemente estimulantes ou não lhes prestarem atenção. Por isso, a falta de atenção pode levá-las a desenvolver comportamentos agressivos e destruir coisas dentro da gaiola.
- Má socialização: É possível que, se a sua cacatua inca se comporta de forma agressiva consigo seja porque talvez não esteja a interagir com ela da maneira correta e se sinta ameaçada.
- Está onde não deve: Colocar as gaiolas das catatuas incas num local pouco apropriado pode causar sérias mudanças no seu comportamento e levar a uma atitude agressiva.
O que deve fazer se a sua catatua inca é agressiva?
Não se preocupe, a sua catatua inca pode estar a mostrar um comportamento agressivo, mas isso não significa que vá ser sempre assim. Existem formas de lidar com este comportamento agressivo, para que tanto a sua catatua inca como o dono tenham uma vida mais feliz. Vamos mostrar-lhe o que pode fazer em qualquer um dos casos anteriores:
Se é agressiva durante a reprodução: Se quiser que a sua catatua inca se reproduza sem incidentes, o melhor é encontrar um parceiro da mesma idade para que desta forma não mostre comportamento agressivo.
Se destrói coisas devido à falta de atenção: as catatuas incas necessitam de mais atenção do que as outras congéneres. Tente dedicar-lhe tempo todos os dias, deixe-a sair da gaiola para voar e converse com ela. Isso estimulará a sua inteligência e fará com que se distraia.
E ainda…
Se é agressiva devido a uma má socialização: Pode ser o caso que a sua catatua seja agressiva porque reage de forma inadequada. Quando detectar o que causa o seu mau comportamento, pode retirar-lhe algum privilégio, é um animal inteligente e, depois disto suceder algumas vezes ele irá corrigir o seu comportamento. Lembre-se de não gritar ou exibir um comportamento agressivo com ela.
Se é agressiva, porque está onde não deveria: As catatuas são muito influenciadas pelo seu ambiente. Portanto, assegure-se que não recebe luz direta e não se encontra numa sala muito movimentada, isto tende a deixá-las nervosas.
Em qualquer um dos casos: se treinou a sua catatua inca para fazer truques, tente contrariar um desses episódios agressivos pedindo que ela faça um. Desta forma, será capaz de distraí-la. Lembre-se, não se esqueça de dar-lhe o seu prémio quando ela o fizer.
Na maioria dos casos de comportamento agressivo, tudo o que precisa fazer é tentar desviar a sua atenção e ter muita paciência. Assim, a sua catatua irá corrigir gradualmente estes episódios e voltará a ser novamente um animal de estimação sociável. Mas lembre-se, se a agressividade dela continuar, o melhor é recorrer a um profissional para o ajudar.