Pastor de Brie: cuidados e características

,

NomePastor de Brie ou Briard
OrigemFrança
Esperança de vida Entre 10 e 12 anos de idade
CoresPreto, cinzento, azul, cor de leão
PeloComprido, seco, com subpelo
AlturaMachos entre 62 e 68 centímetros e fêmeas entre 56 e 64 centímetros aproximadamente.
PesoEntre 30 e 40 quilos
TemperamentoAfetuoso, brincalhão, protetor
NecessidadesEscovagem semanal e exercício físico
Perfeito paraFamílias com crianças mais velhas

Origem e história do Pastor de Brie

Considerado um dos cães franceses mais antigos, o Pastor de Brie pode ter as suas origens nos cruzamentos entre cães Barbet e outros cães pastores, como o Beaucerot. 

Acredita-se que possa ter tido origem na Idade Média na Europa, uma vez que existem pinturas que mostram cães muito semelhantes a estes do século VIII. Diz-se que Carlos Magno era dono de um cão desta raça.

Este cão espalhou-se ao longo dos anos por toda a França e embora se chame o cão Brie, parece que não é inteiramente originário dessa área. Foram utilizados para guiar e guardar rebanhos, e em 1809 foi cunhado o termo que descreve a raça, o cão pastor de Brie. No mesmo ano, foi descrito no Cours d’Agriculture do Abade Rozier e foi em 1863 que foi apresentado pela primeira vez na exposição Canina de Paris.

A partir dessa exposição, cresceu em popularidade e foi utilizado como mensageiro, sentinela e para procurar soldados feridos na marinha francesa, graças ao seu agudo sentido de audição e à sua capacidade de dar prioridade aos feridos mais graves. 

Esta raça foi também utilizada durante as duas guerras mundiais pelo exército francês, o que quase levou à sua extinção. Os soldados americanos na guerra ficaram fascinados com esta raça, o que os levou a levar consigo alguns Pastores de Brie e a começar a criar Pastores de Brie nos Estados Unidos, com a primeira ninhada a nascer em 1922.

Tipos de Pastor de Brie

Os cães Pastor de Brie são um tipo de cão pastor francês grande de pelo longo. Embora não existam diferentes tipos de Pastor dentro da raça, está intimamente relacionado com outras raças de pastores, tais como o Pastor de Bruce, que é o mesmo mas com pelo curto, o Pastor dos Pirinéus de pelo longo, que é mais pequeno que o Pastor de Brie, e o Pastor dos Pirinéus de pelo curto, menos peludo.

Cores

As cores do pelo desta raça de cão são preto, cor de leão e cor de leão com um pelo azul, com uma máscara azul ou cinzento. 

Tipo de pelo

A pelagem é o atributo mais característico dos Pastores de Brie. É longo, muito parecido com uma cabra, e seco, com um grande comprimento, macio e muito maleável. Tem um subpelo leve e o seu revestimento protege-o da sujidade, água e alterações climáticas. 

O cachorro de Pastor de Brie

Sendo um cão adulto territorial e protetor, o Pastor de Brie deve socializar desde tenra idade com outros cães para evitar que se torne um cão agressivo. Esta socialização começa no nascimento, ao lado da mãe, pelo que se recomenda que o cão esteja com ela e com os seus irmãos se os tiver o máximo de tempo possível, mesmo após o desmame.

Carácter da raça Pastor de Brie

O Pastor de Brie tem um instinto protetor para o qual não precisa de treino, pois é inato nele. É também um cão muito brincalhão que gosta de atividades ao ar livre e jogos em família, mas também é independente.

Não é normalmente agressivo ou tímido e é muito afetuoso com crianças e idosos, embora devido ao seu tamanho não se recomende deixá-lo sozinho com crianças pequenas. Sendo um cão de guarda, é muito cauteloso com os estranhos, razão pela qual necessita de treino desde tenra idade.

É um cão muito ativo, mas também muito caseiro, o que significa que precisa de exercício físico todos os dias, mas também gosta de passar tempo em casa com os seus entes queridos.

Saúde do Pastor de Brie

O Pastor de Brie goza de muito boa saúde durante toda a sua vida, sem sofrer de qualquer uma das doenças características da sua raça. Por outro lado, pode sofrer de doenças típicas de cães do mesmo tamanho, tais como displasia da anca, síndrome de dilatação-torção gástrica ou cegueira noturna.

Cuidados típicos da raça

Este cão é muito fácil de cuidar e não requer tantos cuidados especiais como outros cães de raças semelhantes. Embora o seu pelo pareça precisar de muitos cuidados, uma rotina de escovagem é suficiente.

Pelo

Para evitar nós e emaranhados, é essencial escovar regularmente o seu pelo com uma escova de cerdas duras. Para remover a sujidade podes dar-lhe banho, no máximo uma vez por mês, sempre com um champô específico para o seu tipo de pelo e evitando a formação de nós durante a massagem. 

Embora possa não parecer, este cão não perde pelo com as estações, e o pelo que tem de ser escovado e acaba no pente é pelo morto que acabará emaranhado com o resto do pelo saudável.


Pele

Durante o banho, é muito importante remover e enxaguar todo o champô que tenha sido aplicado para evitar quaisquer problemas de pele, tais como eczema ou dermatite.

Como acontece com todos os cães e outros animais domésticos, é essencial vacinar quando necessário e desparasitar quando necessário, especialmente se levar muito o seu cão ao ar livre. Fica atento a carraças, piolhos e outros parasitas quando regressas a casa irá prevenir algumas doenças graves. Desparasitar e usar uma coleira desparasitante é essencial para a saúde do teu cão.

Outros (olhos, ouvidos, etc.)

O pelo desta raça de cão cresce por todo o lado, e é muito típico ver este cão com os olhos cobertos pela sua franja característica e com orelhas muito peludas. Portanto, a saúde de ambos os órgãos é muito importante para remover qualquer sujidade que possa ser trazida por esse pelo.

Cortar-lhe o pelo quando vês que está demasiado comprido e irritante e limpares-lhe os olhos e ouvidos com gaze esterilizada e soro fisiológico ou solução especial para ouvidos e orelhas evitará problemas futuros como conjuntivite e otite ou doenças graves.

Qual é a melhor maneira de alimentar o Pastor de Brie?

A dieta do Pastor Brie deve ser adaptada à sua idade e características fisiológicas mas, em princípio, um alimento destinado à sua raça e tamanho seria suficiente.

Fase de cachorro

Como todos os cachorros, a sua primeira comida deve ser o leite da mãe. Quando o desmame começa, por volta da terceira ou quarta semana de vida, a ingestão de leite materno deve ser combinada com um alimento feito a partir de comida especial para cachorros misturada com água. 

A ingestão de leite materno será reduzida e a ingestão de alimentos secos será aumentada até os dentes de bebé chegarem ou por volta dos dois meses de idade. Nesta altura é introduzida a comida seca, sempre para cachorros.

Fase adulta

A partir da idade de um ano, pode ser considerado um cão adulto. A ração que lhe deve ser dada deve ser concebida para cães do seu tamanho ou raça. Tendo em conta que é um cão muito ativo, a sua ração não deve conter demasiados hidratos de carbono para o impedir de ganhar peso. 

Se tiver alguma patologia ou doença, como alergias, doenças de pele, intolerâncias ou similares, deve ser alimentado com rações específicas para tratar estes problemas, sempre com a recomendação de um veterinário ou especialista. Se, além disso, for esterilizado, uma ração para cães esterilizados será perfeita para ele.

Fase Sénior

Quando atingem a sua fase sénior, os cães ativos tendem a reduzir o seu exercício físico, pelo que a sua ração deve ser pensada para evitar que ganhem peso devido a esta falta de atividade física. 

As doenças começam a aparecer nesta fase, pelo que a sua alimentação deve ser adaptada às suas novas necessidades ou doenças. Qualquer mudança na sua ração deve ser feita gradualmente, misturando as porções pouco a pouco e deixando cada vez menos da ração antiga e mais e mais da nova, até que ele só coma a nova.


Adoção de um Pastor de Brie

Se se apaixonou por estes cães pastores únicos e fiéis, nas nossas lojas físicas pode obter conselhos dos nossos profissionais para adotar um Pastor de Brie. Ao dar uma segunda oportunidade a um cão adotando-o, estará a salvar duas vidas, a do cão que acabou de adotar e a do cão abandonado que tomará o seu lugar no abrigo. 

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Recolha Solidária de alimentos e bens essenciais para Associações de Proteção Animal

As melhores camas refrescantes para cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.