Como se produz o ronronar
Existem várias teorias científicas que tentam explicar o mecanismo do ronronar do gato, mas até o dia de hoje continua a ser um mistério. Ninguém sabe exatamente como ronronam os gatos pois o fazem de igual modo enquanto inalam ou exalam e são capazes de imitir este som durante espaços de tempo prolongados. A explicação mais completa é que este som tem como originem na laringe, nas denominadas dobras ventriculares ou falsas cordas vocais. Acredita-se que o ar, ao passar por essas estruturas, é responsável pelo ronronar.
Independentemente do mecanismo concreto, demonstrou-se que a frequência cardíaca e respiratória eleva-se, quando o gato começa a ronronar e permanece assim durante todo o tempo de ronronar.
Diferentes estilos de ronronar
Existem diferentes tons e estilos de ronronar, enquanto que alguns gatos têm um ronronar delicado, quase inaudível, outros soam como autênticos motores.
Também existem os que não ronronam e não nos devemos preocupar, pois não todos os gatos sentem a necessidade de expressar-se do mesmo modo.
Em qualquer caso, demonstrou-se que acariciar um gato que ronrona, relaxa a pessoa, ao mesmo tempo que reduz a sua pressão arterial. Se o teu gato é dos que ronrona, desfruta dessa especial forma de comunicação.
Rosa Roldán – Perrygatos
Técnico no comportamento canino e felino. Educadora canina