É muito importante que tenhas algumas noções de primeiros socorros, caso for necessário, poderás reagir rapidamente.
Manual de primeiros socorros para gatos
O teu gato encontra-se exposto a uma grande quantidade de perigos e pode sofrer desde uma picada de insetos ou uma queimadura, até uma fratura de algum osso ou encontrar-se em estado febril. Por isso é recomendável que tenhas sempre a mão uma caixa de primeiros socorros para animais de estimação na qual não devem faltar os seguintes elementos:
- Kit básico
São os utensílios básicos, que servem para realizar curativos: termómetro, tesoura, luvas, antisséptico, gazas, esparadrapos, manta térmica, etc. - Nutrientes variados
Tais como soro fisiológico, vitaminas ou comida húmida. - Medicinas
Deve incluir-se as mais habituais que precisa o teu animal de estimação se, por exemplo, estiver a tratar alguma doença. - Número de telefone e direção do veterinário
Tanto do teu veterinário habitual como das urgências.
Se tiveres sempre à mão a caixa de primeiros socorros, poderás solucionar a maioria das pequenas urgências que podem surgir, ou pelo menos realizar um primeiro curativo até que possa ser atendido pelo veterinário. Lembra-te de que sempre é preferível que o teu gato seja atendido por um especialista, mas há coisas que podem ajudar ao teu veterinário:
- Observar o problema para poder dar todos os detalhes, o melhor possível ao teu veterinário.
- Ligar ao serviço de urgências veterinárias: a equipa que estiver de plantão nesse momento poderá guiar-te também para que saibas como atuar até o seu encontro.
- Trasladar o teu animal de estimação a clinica rapidamente, mas de forma confortável, tranquilo e seguro.
Alguma vez o teu gato passou por uma situação de perigo? Tiveste que realizar primeiros socorros? Partilha connosco a tua experiência e forma de proceder para solucioná-lo.