A pseudogestação canina ou gravidez psicológica é um desajuste nas hormonas das cadelas, que se produz entre um mês e dois após o cio. Costuma acontecer em 60% das cadelas não esterilizadas.
A pseudogestação canina também conhecida como gravidez psicológica, é o resultado de um desajuste nas hormonas das cadelas, que se produz no período posterior ao cio (entre um e dois meses) e que costumam padecer 60% das cadelas não esterilizadas. Quando têm mais de 2 anos e não tiveram relações as possibilidades são maiores.
Em que consiste a pseudogestação canina?
Os sintomas da pseudogestação canina são similares aos de uma cadela gestante, mas neste caso o resultado final não é o parto.
- Sintomas físicos da pseudogestação canina: Costumam causar aumento de peso, inchaço das mamas e do abdómen, anorexia, secreção láctea, etc.
- Sintomas psicológicos da pseudogestação canina: As cadelas costumam ter mudanças de comportamento, irritabilidade, se enfrentam aos estranhos, adotam de «cachorros» objetos da casa como peluches, etc.
Tratamento da pseudogestação canina
O mais normal no caso de uma gravidez psicológica em cadelas é que os sintomas desapareçam sozinhos com o passar dos dias. Uma redução do consumo de líquidos diminuirá a produção do leite, enquanto que um aumento do exercício físico ajudará a reduzir o peso e dispersar a nossa cadelinha.
É necessário estar atentos para evitar a autoestimulação das mamas que a tua própria cadela faz mediante lambidos, assim como o comportamento maternal com peluches ou outros objetos adotados a modo de cachorros.
Entretanto, no caso de uma excessiva produção láctea, é conveniente visitar o veterinário para que avalie a cadela e decida se receitar medicamentos, de igual modo se detectas mudanças graves de conduta na cadela, em cujo caso decidirá o tratamento com ansiolíticos.
A tua cadela já sofreu alguma vez de uma pseudogestação canina? Coincidem os sintomas com os mencionados neste post? Partilha connosco a tua experiência.