O seu gato é mais um da família. Tem a sua comida, o seu próprio espaço, brinca com ele e escova-o com frequência para que o seu pêlo seja saudável e brilhante. Mas sabe quais são as melhores ervas para gatos?
Os gatos que vivem em casa tendem a passar grande parte do dia a cuidar do seu pêlo. Assim sendo, tem uma ideia do que estamos a referir? Na verdade, por passarem tanto tempo a cuidar do pêlo, o mais normal é que acabem por originar bolas de pêlo que vão acabar no seu intestino e podem representar um perigo para eles.
Por isso, outra razão pela qual as ervas para gato são benéficas é porque também os ajudam a melhorar a sua digestão e o seu trânsito intestinal.
As melhores ervas para gatos
Sim, os gatos necessitam comer ervas, mas nem todas são benéficas. Quer saber qual é a melhor erva para gato para que o seu animal de estimação goze de uma excelente saúde? Assim sendo vamos dar-lhe algumas pistas para evitar aquelas que podem ser tóxicas:
- Camomila: Esta erva pode ajudar o seu gato a aliviar o seu desconforto intestinal, a saber também tem efeito relaxante e antisséptico.
- Tomilho: Uma das plantas mais comuns. Por exemplo, o seu efeito é relaxante, benéfico para o sistema respiratório e tem propriedades antissépticas.
- Valeriana: Ao contrário dos humanos, para os gatos é uma erva estimulante. Dá-lhes energia, mantém-nos ativos e o seu cheiro atrai-os.
- Ervas de cereais: A aveia ou o trigo têm uma grande quantidade de fibras que os ajudarão a expulsar todo o pêlo que conseguiram engolir.
- Erva gateira: Pertence à família da hortelã e atua como um estimulante para gatos. Só com o cheiro a sensibilidade neural aumenta e torna o seu gato muito mais ativo.
Plante as suas próprias ervas para gatos
Para que o seu gato possa aceder a estas ervas sempre que quiser, é melhor ter algumas destas plantas em casa. Não se preocupe, não requerem muitos cuidados e não vão ocupar muito espaço também. Pronto para começar? Aqui fica como o deve fazer:
- – Escolha um vaso não muito grande com boa drenagem.
- – Utilize um substrato não tratado.
- – Antes de plantar, mergulhe as sementes das ervas que escolheu durante 1 ou 2 horas.
- – Plante as sementes a cerca de 2 cm de profundidade e humedeça a terra.
- – Coloque os vazos numa zona luminosa, mas sem terem luz direta.
- – Mantenha a terra húmida, basta molhá-la diariamente.
Há limites na hora do seu gato comer erva?
O mais normal é que seja o seu próprio gato a comer apenas a erva de que precisa e no momento adequado. Como já lhe dissemos acima, provavelmente fá-lo para remover as bolas de pêlo e para promover a sua digestão, por isso não se preocupe, não haverá um excesso de ingestão.
A erva gateira é a única que o seu gato deve consumir com maior moderação, porque pode levar a comportamentos agressivos devido a uma excitação excessiva. Já conhece as melhores ervas para gatos, os efeitos benéficos que podem trazer aos seus animais de estimação e até como plantá-las. Os seus gatinhos vão gostar de tê-las mais perto e vão ajudar na sua saúde. Atreve-se a começar o seu próprio jardim de ervas para o seu gato?