Hoje vamos dar-lhe a conhecer os melhores antipulgas para cães e explicar-lhe porque é tão importante proteger o nosso melhor amigo destes parasitas. Também lhe daremos mais informações para o ajudar a escolher o melhor produto da nossa gama de antiparasitários, mas como sempre recomendamos, procure o conselho do seu veterinário.
Todos os donos de cães já foram incomodados por pulgas, em maior ou menor grau. As pulgas são pequenas, rápidas, quase impercetíveis (especialmente em animais com pelo escuro) e extremamente incómodas, além de serem o parasita externo mais comum nos nossos animais de estimação.
Como são as pulgas?
As pulgas são insetos de cor escura, com 1,5 a 3,3 mm de comprimento, que se alimentam do sangue do seu hospedeiro. Podem saltar até 200 vezes o comprimento do seu corpo (cerca de 33 cm), o que as torna os melhores saltadores de todos os animais em relação ao seu tamanho.
O seu corpo é quase plano nos lados, o que lhes facilita a deslocação entre os pelos ou as penas dos animais que parasitam.Como já foi mencionado na primeira parte do nosso “Guia de antiparasitários para cães“, as pulgas são portadoras de várias doenças e podem afetar seriamente a saúde dos nossos cães.
O ciclo de vida da pulga
Conhecer o ciclo biológico das pulgas é importante para as combater de forma eficaz, uma vez que nem todos os produtos são capazes de matar as pulgas em cada uma das quatro fases de desenvolvimento:
- Ovo
- Larva
- Pupa
- Adulto
A pulga adapta-se ao seu ambiente e organiza o seu ciclo de vida em função das circunstâncias que a rodeiam. O tempo que decorre entre a fase de ovo e a fase adulta pode variar de 2 semanas a 6 meses ou mais, o que torna muito difícil a eliminação da pulga. Em ambientes domésticos com pequenas variações de temperatura, são necessárias entre 3 e 6 semanas para completar o ciclo.
As fêmeas adultas põem entre 15 e 20 ovos por dia no corpo do animal, neste caso o nosso cão. Os ovos não se fixam no pelo, mas caem e espalham-se no ambiente, especialmente onde o cão descansa (cama, sofá, tapete…).
São necessários 2 a 20 dias para que os ovos eclodam e a fase de larva se desenvolva. As larvas são pequenos vermes que se alimentam das fezes da pulga adulta (sangue digerido) e de outros resíduos orgânicos. Ficam debaixo de tapetes ou móveis, em fendas ou, se estiver ao ar livre, escondem-se normalmente na areia ou no cascalho; esta fase pode durar 1 a 3 semanas aproximadamente.
Em seguida, a larva torna-se pupa num casulo feito de saliva e de detritos ambientais (pelos, poeiras, pequenas fibras, etc.), onde se transforma numa pulga adulta. A pulga pode permanecer no casulo durante cerca de 5 dias e até vários meses se não encontrar condições favoráveis para sair do casulo (baixas temperaturas, ausência de animais nas proximidades).
Os antiparasitários mais eficazes contra as pulgas nos cães
No que diz respeito à prevenção e ao controlo das infestações por pulgas, é necessário escolher os produtos adequados em função das circunstâncias de cada caso. Devem ser sempre produtos de qualidade e seguros para os nossos animais de estimação e para o ambiente. Não devemos esquecer que os antiparasitários são produtos químicos agressivos e que é necessário consultar um veterinário antes de utilizar um produto para que este seja autorizado.
Aqui apresentamos-lhe alguns dos antipulgas mais recomendados contra as pulgas para se livrar destes parasitas irritantes.
E se quiser saber mais sobre o assunto, não perca este artigo com as melhores dicas sobre como se livrar das pulgas no seu cão.
Comprimidos ou pastilhas contra pulgas
Trata-se de um comprimido antiparasitário que impede a multiplicação das pulgas. Deve ser administrado uma vez por mês (a dose depende do peso do animal) com a comida para ajudar o organismo do cão a digeri-lo.
Contém lufenurão, um ingrediente que impede a formação de quitina no exoesqueleto das pulgas. Quando as pulgas picam o nosso cão, ingerem este ingrediente, que depois transferem para os seus ovos, impedindo a eclosão das larvas e interrompendo o seu ciclo de vida.
É eficaz durante um mês e pode ser administrado a todos os cães, incluindo cadelas grávidas e cachorros que já estejam a comer alimentos sólidos.
Este produto é altamente eficaz, mas não mata as pulgas adultas. Por conseguinte, pode ser necessário complementar o produto com outros produtos de controlo de pulgas com ação em pulgas adultas para conseguir uma erradicação completa.
Coleira antiparasitária
Estas coleiras antiparasitárias têm um efeito específico contra as pulgas, mas também protegem contra as carraças. O inseticida organofosforado paralisa os parasitas e mata-os. A substância é libertada lentamente através da camada de gordura da pele do animal. A sua eficácia não é afetada pela água ou pela humidade. O cão deve usar o produto sempre.
Pipetas antipulgas
As pipetas antipulgas são uma solução eficaz e conveniente para combater as pulgas e outros parasitas nos cães. As pipetas contêm ingredientes ativos que são aplicados na pele do cão e distribuídos por todo o corpo, matando as pulgas e prevenindo futuras infestações.
Antiparasitários de ação combinada
Também é possível comprar antiparasitários de ação combinada que combatem tanto as carraças como os piolhos, como por exemplo os produtos:
- Coleira Medicalpet.
- Pipetas Frontline.
- Frontline Combo.
- Coleiras Scalibor e pipetas Advantix.
Coleiras Medicalpet
Pipetas Frontline
Frontline Combo
Existem também produtos que têm um efeito repelente sobre os mosquitos, tais como:
Coleiras Scalibor e as pipetas Advantix
Se houver uma forte infestação de parasitas externos, pode querer dar banho ao seu cão com um champô antiparasitário. Outro produto muito recomendado neste caso é o spray Frontline, que atua imediatamente após a aplicação, é resistente à água e dura até 3 meses contra as pulgas e 1 mês contra as carraças.
Para além de dar banho ao seu cão com um champô antiparasitário, é importante que limpe bem a sua casa. Os produtos para a limpeza do lar, como os produtos inseticidas para limpeza de pavimentos, são ideais para desinfetar as superfícies e remover quaisquer vestígios de ovos e larvas de pulgas que possam permanecer no ambiente do seu cão.
Por fim, lembre-se que deve sempre consultar o seu veterinário. E se desejar mais informações, leia os nossos artigos sobre pulgas:
Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!