Leitos higiénicos para roedores
O leito é uma parte fundamental do hábitat dos pequenos mamíferos. Constitui o chão onde eles caminham com as suas delicadas patinhas, mantém-nos secos, fornece material para fazer as camas e os ninhos e serve-lhes para cavar e divertir-se.
Já viste que há diferentes tipos de substrato para a gaiola do teu animal de estimação. A seguir, veremos as principais características de cada um para te ajudarmos a escolher o melhor para ti.
Apara clássica
Este é o leito higiénico para roedores mais comum nas gaiolas. No geral é feito de madeira natural de pinho ou de álamo, sem aromatizantes; sendo uma madeira mole, é muito absorvente e mantém o teu animal de estimação bem seco. Além disso, é o mais económico e fácil de conseguir. É excelente para que os animaizinhos possam cavar e esconder-se; frequentemente vais ver que escondem comida, tal como fazem nas tocas na natureza. É necessário renová-lo com frequência porque não é tão eficiente para dissimular maus cheiros. Procura um que não tenha pó e não afete as vias respiratórias.
Apara aromatizada
É o mesmo leito, mas com fragrâncias naturais adicionadas para ajudar a combater os odores e refrescar o ambiente.
Apara de cedro
Só salientamos este tipo de leito para roedores porque não é recomendável para animais de estimação que estão em contato direto. Esta madeira emite óleos voláteis que afetam o sistema respiratório dos animais e também foram registados casos de toxicidade hepática. Pode ser considerada como uma alternativa útil para animais de estimação maiores que não estejam em contato com o leito, já que esta madeira tem um forte odor natural que ajuda a ocultar os cheiros desagradáveis.
Leito de maçaroca de milho
Este substrato é mais ecológico, já que é feito com resíduos da colheita de milho. Tem a vantagem de que absorve desde as camadas inferiores, deixando as superficiais sempre secas. O material é 100% natural, é tratado com calor para secá-lo e torná-lo mais absorvente e com ar para eliminar o pó.
Leito de papel reciclado
Este é um produto dos chamados “ecológicos”, dado que é feito com material reciclado e é 100% biodegradável. Não contém aditivos químicos e tem a vantagem de se aglomerar quando fica húmido, permitindo remover as partes sujas e mexer o resto para prolongar a sua vida útil. Não elimina pó, é bastante suave e solto, mas não é tão atrativo para cavar. O material descartado pode ser usado como adubo para plantas ou despejado no WC. Não é tão económico como as aparas.
Leito de pasta de madeira
A principal vantagem deste substrato para gaiolas é que é muito absorvente, até 3 vezes o próprio volume. O tipo de pasta usada é a que não serve para fazer papel, de modo que não contém tinta nem solventes; não solta poeira e é muito bom para absorver cheiros.
Leito de palha de trigo
Este é um substrato 100% natural. É um produto com forma de pellets e alto conteúdo de fibra proveniente de material descartado. É ideal para os animais que gostam de comer o substrato, já que não se incha nem produz obstruções e de facto é bom para os dentes. Este leito absorve também desde a parte inferior até a superior, mantendo a superfície seca.
Escolhe o leito que achares melhor e esteja dentro das tuas possibilidades e depois terás de ver se o teu animal de estimação também o aprova ou tenta com outra variedade.