Os Schnauzer são uma raça de cão de tamanho médio, carinhosa, amigável e inteligente. São muito leais e adoram a vida em família, criam um vínculo muito especial com o seu cuidador. São brincalhões e enérgicos por tanto precisam de bons passeios diários, mas podem viver perfeitamente em um apartamento e não requerem muita atividade. Têm uma grande personalidade e são algo teimosos, até um pouco resmungões se alguma coisa os incomoda. Caraterizam-se pelas suas longas e cheias sobrancelhas, junto da sua barba e bigode.
História do Schnauzer
Esta raça nasceu na Alemanha durante os séculos XV e XVI e foi criada para caçar. Nas suas origens eram utilizados para cuidar dos estábulos até ver como caçavam os ratos. A finais do século XIX foi quando se apresentou pela primeira vez em uma exposição canina. Mais tarde realizaram-se cruzamentos a apareceram as variantes da raça: miniatura e gigante; mas a raça original foi a Schnauzer de tamanho médio.
O seu nome provém das palavras alemãs “schnauze” y “schnauzbart”, que significam focinho e bigode, já que esta parte do corpo é caraterística da raça.
Como é o Schnauzer?
Os cães desta raça são carinhosos, equilibrados e amigáveis. São excelentes para a vida em família e encaixam muito bem com crianças. São leais e protetores com os seus seres queridos, criando sempre um vínculo muito especial com o seu cuidador. Têm muita energia, mas ao mesmo tempo podem ser muito tranquilos, ideais para viver em apartamentos e com pessoas pouco ativas. Contudo, são fortes e estão preparados para desfrutar de longos passeios sem se cansar.
Como acontece com todos os cães é imprescindível a socialização desde cachorros e uma boa educação durante o seu crescimento. A raça tem uma personalidade muito marcada que pode fazer com que sejam resmungões se não forem ensinados a socializar bem.
O Schnauzer é um cão muito inteligente e será capaz de entender as coisas muito rapidamente; adoram o treinamento e os desafios mentais e aumentam a sua estimulação. Adaptam-se muito bem e, ainda que sejam sociáveis, não se comportam igual com estranhos do que com a sua própria família.
Caraterísticas físicas da raça Schnauzer padrão
Estes cães pesam entre 10 e 20 kg e medem de 45 a 50 cm. A variedade miniatura pesa entre 5 e 10 kg e não mede mais de 35 cm; o gigante pesa entre 35 e 45 kg e mede de 60 a 70 cm.
Tem um corpo quadrado e compacto, com um porte elegante. O peito é ligeiramente largo e forte, assim como o lombo. A cabeça é retangular, larga e robusta, com orelhas triangulares que caem redobradas para baixo.
O pelo da raça é duro, áspero e grosso, de cor preto ou o clássico cinza conhecido como sal e pimenta. A barba, os bigodes e as sobrancelhas longas e densas são o seu rasgo mais caraterístico. A pelagem compõe-se por duas camadas: uma interna suave de lãzinha e uma externa semilonga de pelo liso e duro. Comumente se tosa o corpo inteiro, com exceção das patas, das sobrancelhas e do bigode, que se deixam longos. A raça requer escovar diariamente para evitar os nós na zona de pelo comprido e para eliminar o pelo morto. O mais recomendado é utilizar a técnica stripping, não a máquina corta-pelo.
Saúde do Schnauzer
É uma raça forte e tem pouca tendência a desenvolver doenças de origem hereditário. Contudo, tem-se observado predisposição para alguns problemas de saúde como a displasia coxofemoral e de cotovelo, problemas oculares (glaucoma, queratoconjuntivite, cataratas, atrofia de retina…), dermatite folicular e otite.
Mas se tiverem uma boa alimentação, higiene e cuidados, não têm porque desenvolver nenhuma das doenças nomeadas. A sua esperança de vida ronda os 14 anos.
Miriam Zazo
Veterinária Tiendanimal