O stress não afeta apenas os seres humanos, mas também muitos outros animais, como os gatos. O stress pode ser simultaneamente agudo e crónico e, conhecendo antecipadamente os seus sintomas e tratamento, pode ser tratado pela raiz para evitar que se torne um problema que afeta a saúde geral do gato.
Qualquer mudança na rotina de um gato pode ser suscetível de causar stress. Ter um ambiente saudável, seguro e familiar para os gatos evitará que estes fiquem em stress, mas tal ambiente nem sempre pode ser assegurado.
Face a situações que podem gerar stress no nosso gato, saberemos como agir para o evitar e, claro, saber como tratar um animal stressado gerará muito mais confiança nele. Neste artigo dir-te-emos os sintomas de stress em gatos e o que fazer se os observares no teu felino.
Sintomas de stress em gatos
O conhecimento das causas que geram stress no nosso gato ajudar-nos-á a saber como agir nesta situação difícil para ele.
Algumas das razões mais comuns para este stress em gatos são:
- Mudanças no estilo de vida.
- Medo.
- Dor recorrente.
- Ruído excessivo.
- A presença de outro animal na casa.
- Desnutrição.
- Punições severas.
- Falta de manutenção da caixa de areia.
- A presença de estranhos em casa.
- Nutrição deficiente.
- Mudanças de temperatura.
- Queda de pelo.
Está ciente de que mais de uma causa pode estar a provocar stress, por isso observa o comportamento do teu gato em relação a quaisquer sinais de desconforto, que pode ser:
- Lavagem compulsiva.
- Agressividade.
- Marcação intensa de unhas ou urina.
- Parar de comer.
- Mostrar comportamento agressivo ou invulgar.
- Aliviarem-se em outros lugares que não a sua caixa de areia.
- Presença de doenças.
Tratamento de stress em gatos
Se suspeitarmos que o nosso gato está sob stress, é aconselhável levá-lo ao veterinário para um exame a fim de determinar se a razão do seu desconforto é de facto estar sob stress, excluindo qualquer outro problema.
É sempre melhor seguir os conselhos do especialista, mas também podemos ajudar a reduzir o stress do nosso animal de estimação seguindo uma série de diretrizes, tais como não alterar o seu ambiente se ele se sentir seguro no que tem ou criar um ambiente estimulante com brinquedos ou arranhadores. Isto porque, por vezes, os gatos podem sofrer stress devido ao tédio ou à frustração, pelo que ter objetos à sua volta que os estimulem física e mentalmente pode evitar que fiquem stressados se esta for a causa.
Antecipar e preparar o nosso gato para certas situações, tais como mudança de casa ou visitas, pode impedi-lo de passar um mau bocado se o stress for apenas ocasional. Deixá-los entregues a si próprios quando vemos que não estão interessados no contacto com humanos devido ao stress pode ajudá-los a evitar mais stress.
A utilização de feromonas sintéticas também pode ajudar a destressar o teu gato. Existem diferentes formatos de feromonas no mercado que ajudarão a acalmar o teu gato, mas se não souberes qual é a fonte do stress do teu gato, esta solução não será 100% eficaz; deves sempre encontrar a razão do desconforto para tentar resolvê-la.
Ter dois gatos em vez de um que se dão bem juntos pode ajudá-los a não se sentirem stressados pelo tédio, uma vez que não estarão sozinhos e poderão entreter-se a brincar um com o outro. Contudo, não adotes outro gato para destressar aquele que já tens, uma vez que apresentá-los um ao outro e começar a viver juntos pode causar stress não só num, mas em ambos os animais.
Se, apesar dos teus melhores esforços para prevenir o stress, o teu gato estiver stressado, o teu veterinário pode prescrever um medicamento para reduzir o stress ou mesmo recomendar-te que consultes um especialista em etologia felina.
O meu gato está stressado, o que posso fazer?
É normal que, como proprietários de gatos, queiramos ajudá-los neste tipo de situação. Ao vigiá-los e ao seu comportamento e carácter, evitaremos, até certo ponto, situações que possam pôr em risco a saúde do nosso felino.
Os gatos têm personalidades muito independentes, muito diferentes dos cães, por isso precisam do seu espaço. Isto é especialmente importante quando se lida com um gato em stress, uma vez que forçar o contacto com eles pode resultar no oposto do resultado desejado e eles podem tornar-se mais stressados ou mesmo mais agressivos para ti.
Manter uma certa distância e, ao mesmo tempo, fazê-los sentir que estamos disponíveis para eles quando precisam de nós é um bom passo que pode ganhar a sua confiança. Se, além disso, falarmos com eles com uma voz muito calma e usarmos movimentos lentos, poderão sentir-se mais confiantes e poderão confiar mais em nós.
Oferecer guloseimas para criar um laço mais forte pode ajudar o nosso gato a confiar mais em nós e a deixar-nos ajudá-los em tempos de stress. Deixá-los aproximarem-se de nós em vez de sermos nós a fazê-lo, só quando o pedirem, e acariciá-los na cabeça e nas costas, evitando as patas e a barriga, dar-lhes-á muito mais paz de espírito e ajudá-los-á a relaxar nos momentos mais stressantes para eles.
Do mesmo modo, o principal é tratar e resolver as causas do stress em gatos. Se não sabes o que causa stress nestes animais, não hesites em consultar um especialista que saiba exatamente o que pode estar a acontecer e qual pode ser a solução para o problema.
Lembra-te que este artigo é apenas para fins informativos e que, no caso de qualquer problema grave, deves visitar um veterinário o mais rapidamente possível para evitar situações mais graves.
Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.