O teckel ou Dachshund é uma simpática raça mais conhecida como “cão salsicha”. Caracterizados pelo seu corpo alongado e as suas patas curtas e fortes, e com fama de serem muito teimosos. São divertidos, carinhosos e muito brincalhões, com uma grande vitalidade e praticamente incansáveis. É uma raça muito antiga que é utilizada como cão caçador, já que pela sua forma poderia entrar perfeitamente nas tocas para conseguir presas. Além do mais, tem uma surpreendente personalidade que encanta a todos os que partilham a sua vida com um destes adoráveis cães.
História da raça Teckel
Antigamente, no século XVIII, eram utilizados na Alemanha para farejar e caçar texugos, mas existem representações desde o século XV de cães muito parecidos, portanto possivelmente já existiam. São conhecidos como Dachshund (cão texugo em alemão) e foi um dos cães favoritos das monarquias europeias.
Mesmo que já houvesse exemplares da raça num clube na Inglaterra no ano 1881, o primeiro clube oficial de Teckel teve lugar no ano 1888 na Alemanha. Não se sabe muito bem de onde provém a raça nem quais cães se cruzaram até criá-la; por um lado acredita-se que os primeiros surgiram na Áustria e daí viajou para a Alemanha; por outro, que procede de raças alemãs já extintas na atualidade; também existe a teoria de que tenham mistura de terrier.
Desde o início existiram três variedades dentro da raça: pelo duro, pelo curto e pelo comprido.
Características físicas do Dachshund
O cão Teckel tem umas características muito peculiares e totalmente identificáveis à primeira vista. É conhecido como o “cão salsicha” devido ao seu corpo alongado e as patas curtas. Tem um focinho esticado, orelhas longas e caídas e a cauda também longa. Estava preparado para poder adentrar-se nas tocas e retirar as suas presas. A sua condição física desproporcionada é uma mutação genética chamada bassetismo.
Há diferentes tipos de Teckel segundo o seu tamanho e segundo o seu tipo de pelo. Os primeiros classificam-se quando têm 15 meses, segundo o diâmetro do peito: Teckel para a caça do coelho, com uma circunferência torácica de menos de 30 cm; miniatura, entre 30 e 35 cm; e padrão, mais de 35 cm. Por outro lado, com variedade podem ser de pelo curto, longo ou duro. Além do mais, os Teckels podem ser de diferentes cores: preto, avermelhado, amarelo, bicolor em preto ou castanho com cor fogo ou amarelo (as marcas situam-se por cima dos olhos, no focinho, na parte interna das orelhas, no peito e nas extremidades) e com manchas irregulares.
A raça miniatura pesa entre 4,5 e 6 kg, já o padrão 9 – 11 kg.
Como é o cão salsicha?
O Teckel é conhecido por ser teimoso. Tem uma grande personalidade e é necessário educá-los para que tenham um bom comportamento. Além do mais, também são muito curiosos e valentes e têm nos seus genes o instinto de caça, portanto deves ter cuidado quando o soltares pelo campo, pois têm um incrível olfato. Também é muito comum que gostem da água, cavar na terra e recuperar paus, portanto adoram passar o dia no rio ou num pântano ou na praia.
É muito importante a educação e, principalmente, a socialização desde pequenos; caso contrário podem desenvolver medos e tornarem-se cães desconfiados com os estranhos.
São cães carinhosos, sociáveis e muito brincalhões. Adoram passar tempo com outros cães e pessoas e são excelentes para as crianças. Além do mais, como têm um grande nível de energia, as crianças podem brincar durante horas com eles sem cansá-los. Também podem ser algo ansiosos se não recebem suficiente atividade, por tanto é muito importante que tenham passeios, brincadeiras e realizem exercício cada dia; nunca em excesso, apenas o que o cão quiser e nunca com um extra de esforço, pois poderia ser prejudicial para as suas delicadas costas. Não gostam nem um pouco de ficar sozinhos e passar muito tempo assim poderia desencadear condutas destrutivas.
Sem dúvida alguma, os Teckels têm um caráter único e muito especial. Todas as pessoas que têm convivido com eles ou os que os conhecem coincidem em que são uma raça peculiar e assombrosa, além de divertida.
Saúde do Teckel e cuidados especiais
O maior problema de saúde da raça está precisamente relacionado com o seu corpo alongado. Têm as costas muito delicadas e é necessário ter cuidado para que não se magoem. De facto, não é recomendável que o cão desça e suba muitas escadas por dias, pois poderia causar problemas a longo prazo. O excesso de peso também é muito prejudicial: quanto mais peso carregam, mais sofrerá a sua coluna vertebral, até provocando hérnias discais. Também deves evitar que deem grandes saltos.
Para que a sua coluna sofra o menos possível podemos ter em conta alguns cuidados:
- Evitar as escadas e os saltos em excesso.
- Cuidar da sua alimentação para manter um peso ótimo.
- Não o levantar das axilas; segurá-lo desde a cauda com uma mão para que as costas não sofram.
- Realizar exercício moderado, sem esforços.
- Evitar movimentos bruscos.
As orelhas caídas também tendem a acumular sujidade e parasitas, portanto é importante revisá-las e limpá-las para manter a sua higiene e prevenir a otite.
No geral são cães muito fortes e não têm predisposição a doenças; o seu maior e praticamente único problema são as costas. Podem viver até 16 anos com bons cuidados.
Miriam Zazo
Veterinária Tiendanimal
SOBRE O AUTOR
Miriam Zazo
Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.