Está a planear uma viagem de lazer e não quer deixar o seu animal de estimação durante as férias? Está a mudar de casa e precisa de fazer uma longa viagem com o seu cão? Quando se tem um cão pequeno, tudo é muito mais simples, mas e se tiver um cão grande? Pode viajar de avião ou de comboio com ele? O que diz a lei sobre viajar de carro com o seu cão? Para que o seu animal de estimação esteja em segurança e para que ambos desfrutem de uma viagem confortável, explicamos-lhe como viajar com cães de grande porte de avião, comboio e carro. Descubra quais são os requisitos para o fazer!
Viajar de carro com cães de grande porte
A legislação atual estipula que os condutores devem estar concentrados na condução, com total liberdade de visão e de movimentos. Se o cão estiver solto ou a invadir o espaço do condutor, arriscamo-nos a multas de até 500 euros e a perder 6 pontos na carta de condução. Só pelo facto de o animal estar mal preso, a multa é de 80 euros.
Mas também temos de ter em conta que o risco de ferimentos graves é demasiado elevado, tanto para o nosso animal de estimação como para nós. Uma colisão a 50 km/h com um cão de 20 kg multiplica o seu peso por 35, o que equivale a 700 kg. Consegue imaginar a força que um cão de 60 kg poderia atingir?
Por conseguinte, se quisermos viajar com o nosso cão no carro, devemos fazê-lo da seguinte forma:
- Os peitorais de ponto de ancoragem único não são recomendados, pois podem rasgar-se facilmente, especialmente quando o cão é grande e forte.
- Os peitorais de dois pontos de ancoragem ou de segurança: são a opção mais adequada, tanto pelos materiais como pelo facto de utilizarem dois pontos de ancoragem. O único inconveniente é a necessidade de utilizar dois cintos de segurança.
- Rede divisória: é utilizada para criar uma separação entre a bagageira e o resto do veículo, evitando assim que o animal entre em contacto com o condutor. Pode ser combinada com uma transportadora para impedir que o animal se solte e para evitar ferimentos em caso de acidente.
- Transportadora: esta é, de longe, a opção mais segura para viajar com cães de grande porte, uma vez que, se estiver nos assentos, acabará provavelmente por desviar a nossa visão. No entanto, em alguns casos, dependendo do tamanho do seu cão, pode ser difícil encontrar uma transportadora onde caiba confortavelmente.
A DGT aconselha que seja colocada no interior da bagageira, de lado e perto dos bancos. Além disso, a tampa da bagageira deve ser retirada para permitir uma ventilação adequada. Caso contrário, pode sofrer de insolação no verão ou ter dificuldade em respirar.
Viajar de comboio com cães de grande porte
A CP permite viajar com cães desde que cumprida a legislação e regras em vigor:
- O transporte de cães não acondicionados, deve ser no máximo 1 por passageiro, sendo permitido mediante a aquisição de título de transporte próprio, correspondente ao comboio que utilizar, nos seguintes comboios:
- Alfa Pendular e Intercidades: pagamento de bilhete inteiro (venda exclusiva nas bilheteiras);
- Regional e InterRegional: o pagamento de meio bilhete (venda exclusiva nas bilheteiras).
- Nos comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra o transporte é gratuito.
- Nestas condições, o animal terá de ir devidamente açaimado, com trela curta, acompanhado do respetivo boletim de vacinas atualizado e da competente licença.
- Aquando da aquisição do bilhete é obrigatória a apresentação do respetivo boletim de vacinas atualizado, onde deve constar o Código de Identificação Eletrónica do animal (chip) ou do Documento de Identificação de Animal de Companhia – DIAC. Na ausência de um destes documentos não é possível emitir bilhete.
- No caso de levar o seu cão numa transportadora esta não deve exceder as seguintes dimensões: 60x35x35cm. O transporte do animal é gratuito.
Viajar de avião com cães de grande porte
Geralmente, as companhias aéreas estabelecem um peso máximo que não pode ser excedido e um número específico de animais de estimação que podem ser transportados por cada passageiro, bem como as condições em que devem ser transportados.
O facto é que, embora a maioria das companhias aéreas permite viajar com cães, quando se trata de cães de grande porte, muitas nem sequer os permitem no porão. O peso máximo para um cão viajar na cabina situa-se normalmente entre 8 e 10 kg. O resto deve ser transportado no porão. Por exemplo, companhias aéreas como a Alitalia, Air France e KLM permitem cães até 75 kg no porão; a Iberia tem um limite de 45 kg; e a Norwegian tem um limite de 14 kg. Os únicos cães de grande porte que estão isentos destas restrições são os cães-guia, desde que acompanhados pelos seus donos.
Requisitos para viajar com cães em avião dentro da UE
Para além do cartão oficial de saúde do animal e da vacinação anti-rábica atualizada, há uma série de requisitos que devem ser cumpridos quando se viaja de avião com cães de grande porte:
- O cão deve ter mais de 3 meses de idade, depois de ter tomado todas as vacinas. Caso contrário, é necessário um certificado das autoridades sanitárias do país de destino.
- Passaporte para animais de estimação.
- Microchip ISO para identificar o animal.
Além disso, países como a Noruega, a Finlândia, a Irlanda, Malta e o Reino Unido exigem que o cão tenha sido vacinado contra a ténia.
Requisitos para viajar com cães em avião fora da Europa
Os requisitos podem variar consoante o país de destino, mas os mais comuns são os seguintes:
- Idade mínima 10-12 semanas.
- Passaporte para animais de estimação.
- Microchip ISO.
- Vacinação anti-rábica atualizada.
- Certificado de boa saúde emitido pelo veterinário.
- Desparasitação completa.
Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!