Viajar com o cão tem vindo a tornar-se cada vez mais popular. Há um número crescente de alojamentos amigos dos animais e, embora viajar de avião ou comboio tenha as suas complicações, viajar de carro é a forma mais confortável de viajares com o teu cão.
Razões para fazer turismo com cães
Há um número crescente de estadias e alojamentos amigos dos animais que facilitam as férias com o teu melhor amigo e melhoram a experiência de férias. Queres saber as vantagens de viajar com cães?
- Não sentirás a sua falta. As férias não seriam as mesmas se tivesses de deixar o teu cão em casa, num canil ou ao cuidado de uma pessoa de confiança. Ficarás mais tranquilo e ele terá todo o prazer em viajar contigo.
- Ajuda-te a conhecer pessoas. O teu cão é a tua melhor ferramenta para socializar. Não te custará nada e poderás conhecer melhor o teu destino de férias graças aos habitantes locais.
- Terás uma desculpa para sair ao ar livre. Mesmo que estejas de férias, o teu cão ainda precisa de sair para a natureza e fazer exercício, por isso é a melhor desculpa para apanhar um pouco de ar fresco e ver mais natureza.
- Não estarás sozinho. O teu cão é o melhor companheiro que poderias ter nas tuas viagens. Desfruta da viagem na melhor companhia.
- Ajuda-te a visitar zonas menos turísticas. Talvez visitar a Catedral de Santiago não seja o melhor plano para o teu animal de estimação, mas um passeio pelas praias de O Grove pode ser muito mais interessante se o fizeres com ele. Terás tempo para as catedrais.
Destinos amigos dos cães em Portugal
Há muitos lugares para partilhares com o teu cão. Praia ou montanha, escolhe o destino para as tuas próximas férias com o teu melhor amigo. Se fores de carro, aqui está um guia de tudo o que precisas de saber para viajares de carro em segurança com o teu cão; mas se estás a planear viajar de avião com o teu animal de estimação, não te esqueças de dar uma vista de olhos a este outro guia.
Viajar com cães para a praia
Antes de decidir sobre a praia para o teu próximo destino de férias com o teu cão, deves saber que nem todas as praias em Portugal permitem cães. Aqui está uma lista das praias onde os cães são bem-vindos.
Se estiveres convencido a levar o teu cão para a praia, deves ter em conta uma série de dicas para garantir que o teu animal de estimação está o mais seguro possível e que ele ou ela desfruta ao máximo da aventura.
- Não o deixes beber água do mar.
- Evita que se queime na areia, ficando o mais próximo possível da costa.
- Verifica se não existem objetos perigosos na areia, tais como vidro, pedras afiadas ou mesmo ouriços-do-mar.
- Não o deixes brincar perto da água nos dias em que as ondas estão agitadas.
- Mantém a distância de outros banhistas para não os perturbar.
- Aproxima-te da costa pouco a pouco, se vires que ele não está muito confiante. Ele ganhará confiança se o fizerem juntos.
Se o que queres é que ele conheça lugares aquáticos mas não estás convencido com a praia, as piscinas naturais são o teu destino! Neste link podes encontrar as melhores piscinas para cães.
Viajar com cães para as montanhas
Se, por outro lado, fores mais uma pessoa da montanha, o teu cão divertir-se-á igualmente. Casas rurais, bungalows, parques de campismo, autocaravanas… As possibilidades de uma viagem rural com o teu animal de estimação são infinitas.
Se escolheres este destino, lembre-se que é muito importante que o teu cão esteja desparasitado, pois é muito fácil para ele apanhar uma carraça ou ser mordido por um mosquito. Verifica o seu pelo depois das suas viagens e protege-o com uma coleira ou pipeta desparasitante – a saúde do teu cão vem primeiro!
Dicas a seguir quando se viaja com cães
Antes de começares a tua aventura de férias deves confirmar que o teu cão está apto para viajar. Leva-o ao veterinário e certifica-te de que está em dia com as suas vacinas e que não tem problemas físicos antes de sair. Se ele precisar de medicação, não te esqueças de a levar contigo na tua viagem.
Se o teu animal de estimação não tiver um microchip, arranja uma placa de identificação onde possas escrever o teu nome e número de telefone no caso de se perder. Se a combinares com o microchip, tanto melhor!
Não te esqueças da tua comida. Nas férias, as pessoas tendem a comer muito fora, mas lembra-te que a comida das pessoas não é a melhor para os cães. Leva a sua alimentação diária separadamente se preferires, para que não tenhas de te preocupar com a quantidade.
Finalmente, a saúde e segurança do teu cão é essencial. Se viajas de carro, leva para ele arneses de segurança aprovados ou as caixas de transporte mais confortáveis. Também não te esqueças dos teus brinquedos preferidos e da sua cama ou cobertor para o fazer sentir em casa…
De que é que preciso para viajar com o meu cão?
Como já mencionámos ao longo desta publicação, é essencial viajares com o registo de vacinação do teu cão. Fazer um seguro, especialmente se o teu animal de estimação for uma PPP, é também uma ideia muito boa, só por precaução.
Coleiras e pipetas antiparasitas, arneses de segurança, caixas de transporte, a sua comida habitual e até o passaporte do teu cão, se decidires viajar de avião, são artigos essenciais na tua aventura de férias.
Se já decidiste levar o teu animal de estimação contigo nas tuas próximas férias mas não sabes para onde ir, aqui podes obter ideias sobre os melhores destinos para viajar com um cão em toda a Europa, sempre melhor em companhia!
Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!
Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.