No cuidado do seu aquário, os filtros são uma das partes mais importantes. Os seus peixes precisam de água limpa que conserve as bactérias benéficas para saúde. Nos sistemas de filtração, existem muitos tipos e modelos, como mostramos mais abaixo.
Existem tantos filtros como tipos de aquário. O tamanho do seu tanque já lhe dá uma primeira dica, mas existem outras variáveis, como se são internos ou externos, filtração biológica, química ou mecânica, as peças de reposição e os acessórios...
Na primeira classificação, os filtros internos são compactos e totalmente submersível. Estão preparados para os três tipos de filtragem, pelo que conseguirá uma água clara e saudável poupando espaço.
Os filtros externos incluem também vários meios de filtragem. Servem para água doce e salgada e existem com capacidade de extensão através de módulos para chegar aos 600 litros de filtragem. Um dos modelos é o tipo mochila, que minimiza o espaço atrás do aquário.
Outro elemento com que deve contar para manter a água limpa são os difusores, que são responsáveis pela introdução do dióxido de carbono e de remover gases residuais. Têm reactores de aquário com diferentes capacidades até aos 1.000 litros.
Quanto ao material filtrante em TiendAnimal vai encontrar desde esponjas para almofadas de carbono, passando por anéis de cerâmica, esferas ou pastas de lã, todos eles biológicos. A outra opção é a filtração química, à base de produtos que são muito eficazes.
Já pensou nos acessórios? Também dispõe de uma multidão: suportes para os filtros biológicos, caixas de estouro para filtros instalados sob o aquário, geradores de bolhas... A última coisa no que tem que pensar são as cargas ou sobresselentes que precisará tanto se você tem filtros internos como externos e para três tipos de filtragem: mecânica, biológica e química. Tem até seis semanas para pensar na próxima compra.