Juntamente com a temperatura, a luz é o outro elemento essencial para a criação de um habitat natural que melhore a saúde dos nossos animais de estimação. Estas são as diferentes opções de iluminação.
As soluções luminosas e os seus acessórios variam segundo a sua utilização. Se são para terrários desérticos ou tropicais e para répteis aquáticos os terrestres.
As lâmpadas incandescentes são o sistema mais comum de iluminação de um terrário. São mais adequadas como fonte de calor, mas como todos os répteis precisam de radiação calorífica, servir-nos-á para as duas funções. Há animais que não necessitam de demasiada luz, e nesse caso estas lâmpadas são o suficiente.
Para colocá-las para que não represente nenhum risco para os nossos animais de estimação, a solução é um casquilho. Instala-se facilmente num rebordo da tartaruguueira ou do terrário, ao qual se fixam fortemente. Nalguns casos o casquilho é em cerâmica, um isolante com grande resistência térmica.
Outra opção para dar luz ao nosso terrário são as lâmpadas. No nosso catálogo encontrará as de vapor de mercúrio (de amplo espectro de radiação que imita a luz solar: raios UVA, UVB, espectro de luz visível e raios infravermelhos) e com efeito de luz da lua (permite aos animais uma visão noturna sem alterar os seus ciclos diurnos e noturnos), entre outros modelos.
Por último, os tubos fluorescentes oferecem um alto rendimento de luz sem produzir calor, o qual supõe uma importante poupança de energia. São adequados para répteis de habitat desértico, expostos mais diretamente à radiação solar.