Os fluorescentes são um dos sistemas de iluminação que lhe apresentamos para o seu terrário ou tartarugueira, e que tem disponíveis em varias medidas e potências.
A maior vantagem que os fluorescentes oferecem é um alto rendimento de luz sem produzir calor, o qual supõe uma importante poupança de energia. Segundo a percentagem de luz visível (UVB) e radiação UVA que tenham, são adequados para um tipo de animais e terrários ou outros.
Por exemplo, os 98% de UVB e 2% de UVA, que permitem uma ótima visão, fazendo ressaltar as cores, recomendam-se para serpentes e aracnídeos: os de 5% de radiação UVB e até uns 30% de UVA, para tartarugas, dragões barbudos, iguanas e outros répteis diurnos, que vivem em habitats tropicais, enquanto os que alcançam uns 10-5 de UVB são indicados para os desérticos.
Quantidades altas de UVA favorecem a formação natural de vitamina D3 na pele e a absorção de cálcio, como aconteceria aos nossos animais de estimação em estado selvagem. Isto trava a doença óssea metabólica e outros problemas de saúde nos répteis. Um aluz ultravioleta suficiente ajuda ao bem-estar psicológico e melhora o apetite e os níveis de atividade.
Um dos modelos da TiendAnimal são os tubos fluorescentes lineares, muito aconselháveis para terrários largos, já que distribuem a energia de forma mais eficiente.
Especialmente práticas são as lâmpadas fluorescentes compactas, com uma base de rosca para poder fixá-las em qualquer porta-lâmpadas standard, e por serem mais curtas que os tubos podem instalar-se em terrários pequenos.