Para aquecer todo o habitat ou um canto do seu terrário ou tartarugueira, os cabos de aquecimento são uma solução que se adapta perfeitamente a cada situação. Há uma infinidade de posições e lugares em que pode colocá-los.
Um dos sistemas de aquecimento para terrários e tartarugueiras são os cabos de aquecimento, um acessório muito versátil que se pode utilizar para aumentar a temperatura de todo o habitat ou de uma zona concreta, como complemento de outra fonte de calor (candeeiro e rocha de aquecimento, manta térmica…). Há de diferentes comprimentos e voltagens, resistentes à água e até submergíveis.
A vantagem principal que apresentam é que se podem distribuir ao longo de todo o terrário e passar tanto nas zonas superiores como nas inferiores, de forma a obter uma temperatura homogénea e estável em toda a superfície, ideal para os répteis trepadores.
Os primeiros dois metros de cabo mantêm-se sempre frios. Pode colocá-los numa área específica para aquecer um canto (as caixas de incubação, por exemplo), na posição vertical para dar calor às partes mais altas ou sobre recintos mais altos. Também por baixo do terrário, à volta de um ramo ou de uma gruta ou escondido entre o substrato.
A maioria dos nossos cabos de aquecimento são resistentes à água (graças à sua cobertura plástica), para também os poder instalar em terrários tropicais com uma humidade ambiente muito elevada.
Por último, os submergíveis usam-se como aquecedores de substratos. Oferecem um calor regular na zona por onde passam e além disso são muito práticos para cobrir as necessidades especiais dos répteis.