Um camaleão requer uma atenção e uma alimentação mais controlada e especializada que outros répteis. O problema acaba quando lhe dê com a sua comida preferida, pois depende um pouco do gosto de cada um.
Os camaleões são umas criaturas fascinantes cuja criação em cativeiro exige cuidados especiais e algo complexos.
Durante o processo de adaptação podem chegar a recusar alguns alimentos. Não irão recusar uma das suas comidas preferidas: os insetos verdes.
O pilar fundamental na dieta destes répteis são os insetos vivos: bicho do mel, bicho da farinha e bicho-da-seda, gafanhotos, grilos, baratas, traças, escaravelhos, larvas, lesmas, moscas, aranhas, minhocas…quanto mais variada a seleção que lhe dê, melhor.
Tem que lhe dar de comer uma vez por dia (a quantidade depende da espécie) e em ocasiões pontuais pode dar-lhe também legumes e frutas.
Para uma dieta mais completa e equilibrada, e comum a outros répteis, aconselhamo-lo que diariamente inclua na sua dose diária um suplemento de cálcio e a cada sete dias um fornecimento extra de vitaminas.
Os minerais e os aminoácidos também são importantes. No catálogo da TiendAnimal encontrará complementos alimentares à base de cálcio que assegura a quantidade adequada para um bom estado de saúde.
Estes reconstituintes também contêm vitaminas (A, D3, C, E e complexo B) e outros sais minerais como fósforo, ferro, iodo, magnésio, manganésio, cobre, sódio, potássio e zinco.