Existem tantos comedouros como tipos de répteis. Encontre o seu e o resto fará o seu animal de estimação.
A escolha de comedouro depende, fora a decoração do seu terrário ou tartarugueira e o espaço disponível, da dieta do seu animal de estimação.
Se se alimenta com insetos, por exemplo, pode escolher um recipiente que vibra por controlo remoto. As vibrações se lata frequência simulam o movimento dos insetos vivos, qua na realidade estão mortos sobre o prato. Os répteis insetívoros e os anfíbios são alertados pelo movimento, por isso em seguida serão atraídos pelos bichinhos. Graças ao seu controlo remoto poderá liga-lo sem ter que incomodar o seu animal de estimação.
Outro comedouro curioso é o anti fuga de vermes. Permite que os répteis vejam o seu alimento, mas tem um rebordo que evita que os vermes saiam dele. Isto é importante porque se os vermes conseguem fugir e se enterram no solo ou morrem, os seus corpos contaminam o habitat.
Para que o recipiente da comida se integre no ambiente, há também comedouros em forma de pedra ou de rocha. O seu rebordo de poucos centímetros facilita que os animais trepem e vasculhem a comida como fariam no seu meio natural. Além disso, são muito resistentes e têm uma superfície lisa que impede o desenvolvimento de bactérias.
Se o que quer é poupar espaço, ficará bem servido com um comedouro de canto para colocá-lo num canto do terrário; e se vai de férias ou anda com o tempo contado, a solução é um dispensador automático, que programa e fica à vontade.