A manutenção de repteis e tartarugas que vivem em cativeiro não é muito complicado. O importante é preparar um espaço com bombas, filtros e outros elementos que são os que se encarregam de criar o ambiente ideal para os seus animais de terrário.
Cada vez são mais as pessoas que optam por uma tartaruga, uma iguana, uma serpente ou um dragão como animal de estimação para o seu lar. Os repteis são fáceis de manter e isso, em muitas ocasiões, é um fator determinante para quem quer partilhar o seu espaço com um animal mas que não sabem qual escolher.
A afirmação e correta: os répteis não são animais que precisam de muitos cuidados diários, mas isso não significa que possa levá-los para casa e esquecer-se dos cuidados e da manutenção.
Os terrários são fáceis de montar, mas é importante que estejam limpos de urinas e restos orgânicos, também deve ter um sistema de bombas e filtros que, além de evitar que a água fique parada e produza sujidade e odores desagradáveis, são uma grande ajuda para decoração (uma bomba bem instalada transforma um sistema fluvial simples numa divertida fonte para o réptil).
O mesmo acontece com os humidificadores, geradores de humidade e nebulizadores de nevoeiro para terrários que, ao mesmo tempo que dão um toque exótico ao conjunto, aumentam a humidade e mantêm os valores ideais para a mucosa os répteis.
E se quer estar na última moda, pode instalar um sistema de chuva artificial para o terrário com comando à distância para controlar os vários níveis de chuva sem se mexer do sofá.