Chuva Artificial para Terrários e Tartarugueiras
Antes de montar um terrário é muito importante que se documente bem para poder reproduzir o habitat natural da espécie de réptil, tartaruga ou anfíbio que irá viver nele. Respeitar o nível de humidade e a frequência de chuvas é muito importante para o bem-estar do animal. Como se consegue? Com um sistema de chuva artificial para reptéis e tartarugas.
Os sistemas de chuva artificial estão especificamente desenhados para manter os níveis de humidade ótimos em todo o tipo de terrários e viveiros. Para isso contam com um sistema programável (existem alguns com comando à distancia) que simula o ritmo das chuvas do habitat natural de cada espécie de réptil, anfíbio ou tartaruga.
A maior parte dos répteis são provenientes de zonas tropicais. Isto quer dizer que necessitam de temperaturas altas e ambientes húmidos (caso contrario correm risco de desidratação). Para simular este clima quente e húmido necessitará de um aquecimento para terrários e, sobretudo, um bom sistema fluvial.
Também conhecidos como geradores de humidade ou de chuva artificial para répteis e tartarugas, são criadores de chuva de alta pressão que permitem programar tanto a duração como a frequência de cada descarga: em ciclos de 24 horas e por períodos que vão desde os segundos até às duas horas.
O sistema de chuva artificial Exoterra Monsoon é um dos mais populares. Tem um depósito de armazenamento de água com capacidade para quatro litros que se enche sem ser necessário desmontá-lo e dois bucais muito finos para criar chuva com efeito de nevoeiro.