Grande parte do sucesso na reprodução e manutenção dos répteis em cativeiro deve-se À sua alimentação. Ao viver num terrário não disfrutam da variedade de alimentos que encontram em liberdade por isso é necessário completar a sua dieta com um fornecimento extra de alguns elementos, entre eles, o cálcio.
Os répteis necessitam de cálcio e fósforo para um correto desenvolvimento dos ossos, mas a comida que lhes damos quando vivem em cativeiro costuma ser baixa em cálcio e demasiado alta em fósforo.
A falta de cálcio nos répteis e tartarugas pode dar lugar a má formações no esqueleto e a casos de raquitismo. A boa notícia é que o problema, que pode ser serio, é fácil de erradicar e prevenir, e para isso basta apenas que dar ao animal a dose de cálcio que lhe falta.
Mas, se a solução teórica é fácil a sua aplicação prática ainda mais fácil é. Na TiendAnimal dispomos de um amplo catálogo de suplementos vitamínicos para répteis e tartarugas nos quais o cálcio tem um papel fundamental. Muitos destes complementos apresentam-se em forma de pó fino, por isso basta pulveriza-lo sobre a dose de comida diária do seu réptil para que obtenha o efeito desejado.
Um último conselho: procure suplementos de cálcio com vitamina D3, este não só compensa a carência de luz natural do sol e luz ultravioleta como também facilita a absorção de cálcio.