Os camaleões são répteis que exigem cuidados diferentes dos de outros lagartos. Seguidamente mostramos-lhe as diferentes opções de terrários e damos-lhe alguns conselhos.
Os terrários para camaleões devem estar entre 24 e 30ºC, sempre com um foco pontual de calor à volta dos 35ºC, enquanto a humidade deve rondar à volta de 60 a 80%.
Os camaleões necessitam de níveis altos de raios UVA e UVB, por isso recomendamos-lhe que coloque lâmpadas fluorescentes no seu interior. Por último, a decoração deve ser tropical, com um solo semi-húmido e ramos e lianas para que possa trepar.
Agora que sabe tudo isto, tem que ver que tipo de terrário lhe interessa mais: de madeira, de vidro, de rede…
A principal vantagem dos de madeira é que se montam e desmontam facilmente e podem se incorporar nos armários, o que faz com que ocupe pouco espaço. Os de vidro, por outro lado, são de resistência robusta e com uma aparência muito elegante.
No caso dos terrários de rede metálica, o rendilhado é o ponto a seu favor: pois este permite uma excelente ventilação e a passagem de calor natural do sol e das radiações. É o alojamento ideal para o camaleão do Iémen, o pantera e outros de pequena e média estatura.
Um acessório muito prático para os terrários secos é uma manta térmica, que favorece a regulação térmica, o metabolismo, a digestão, o apetite e a atividade. Se além disso colocar lianas e um solo rochoso, o camaleão sentir-se-á como se tivesse no deserto.