As sementes e a alpista são a base principal da alimentação das nossas aves. Em misturas ou em separado, todos os pássaros desfrutam ao comê–las, ao mesmo tempo que se cuidam.
A alpista é o alimento por excelência dos pássaros de gaiola, sobretudo canários e outras aves de pequeno porte. Trata–se de uma gramínea com um mínimo de 13% de proteínas e 11,8% de fibras, que facilita os processos digestivos. A sua cor dourada e a ausência de pó denotam a sua pureza e frescura e tem, entre os seus componentes, ácidos salicílico e oxálico.
A alpista podemos encontrá–la sozinha ou como parte de uma mistura de sementes, que todos os pássaros adoram. Nas misturas, as mais comuns são o painço e o milho amarelos e vermelhos, o negrilho, a linhaça, a aveia, o sorgo, o trigo, o cânhamo e o cártamo.
Algumas destas misturas são enriquecidas com proteínas, vitaminas e minerais. As sementes podem administrar–se como alimento completo principal ou como um suplemento nutricional ou guloseima, como acontece com os snacks para pássaros em barritas, que dão variedade à dieta.
As sementes também são perfeitas como aperitivo, para que o seu animal de estimação pique entre as refeições de forma saudável. As sementes de girassol ou os amendoins (aves exóticas) têm um elevado conteúdo de proteínas, vitamina E e fósforo; a linhaça fornece gordura vegetal ómega 3 e fibra dietética; o painço vermelho é uma fonte natural de ácidos gordos insaturados e carotenos, e o nabo silvestre melhora a plumagem.